O Ponta Grossa Phantoms conquistou o título do Brasileirão D3 de futebol americano ao superar o Santo André Werewolves por 30 a 6, neste sábado (30), no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa. A vitória marca o quinto título da equipe desde seu retorno às competições, em 2022, consolidando o Phantoms como uma das forças do esporte no cenário nacional.
Resumo da partida
O confronto começou equilibrado, com as defesas de ambas as equipes controlando o ritmo no primeiro quarto, que terminou sem pontuação. No segundo quarto, o Phantoms abriu o marcador com uma corrida de 10 jardas do fullback Alexandre Oliveira, seguida por uma conversão de dois pontos de Henrique Rocha. O running back Daniel Dias foi decisivo em jogadas que renovaram as descidas e mantiveram o time em posição de ataque.
Ainda antes do intervalo, o quarterback Felipe Pagano conectou um passe longo para Fogaça, que anotou o segundo touchdown da equipe. Rocha voltou a converter os dois pontos, ampliando o placar. No terceiro quarto, Pivovar interceptou um passe e retornou para a endzone, embora a tentativa de ponto extra tenha falhado. No último quarto, Fogaça fez seu segundo touchdown com uma corrida lateral de 10 jardas, mas o time não converteu a tentativa de dois pontos, chegando a 30 a 0. Nos minutos finais, o Werewolves diminuiu com um touchdown, sem conversão, encerrando o jogo em 30 a 6.
Temporada de sucesso
Com a vitória, o Phantoms encerrou a temporada invicto e com uma defesa sólida, sofrendo apenas 15 pontos em seis jogos. O técnico Clederson Alves destacou o trabalho duro do grupo. “Foi um trabalho árduo, físico e técnico, incluindo o estudo dos adversários. Tudo isso influenciou muito. A união da equipe também foi fundamental e, no fim, todos esses fatores resultaram nesse resultado brilhante e espetacular para nossa cidade. Com certeza, é algo que muitos atletas vão levar para a vida,” declarou o treinador.
Henrique Rocha, safety e coordenador defensivo, teve papel crucial na defesa e comentou sobre a dedicação que colocou em sua nova função. “Eu nunca havia atuado como coordenador defensivo antes. Então, me dediquei ao máximo, estudei bastante. Meus jogadores sabem que eu mandava mensagens no grupo de madrugada, porque tinha ideias e queria compartilhar antes de esquecê-las. No final, tudo deu certo.”
Alexandre Oliveira, fullback, também destacou a evolução do setor ofensivo, especialmente nas jogadas terrestres.”Nós assistimos aos vídeos dos jogos, estudávamos e colocamos em prática nos treinos. Houve uma constante evolução e, hoje, graças a Deus, conseguimos uma bela pontuação e fazer o que fazemos de melhor: correr com a bola.”
Felipe Pagano e Daniel Dias foram outros destaques do time. Pagano elogiou o estudo do adversário como diferencial da equipe.”O futebol americano é um jogo de muito estudo do adversário, esse estudo acontece tanto fora de campo como dentro de campo, onde conseguimos identificar os pontos fracos da defesa adversária e trabalhar nesses pontos,” explicou o quarterback. Já Dias celebrou sua contribuição para o ataque do Phantoms.”O importante é sempre trabalhar em prol do time. Fico muito feliz por ter feito um bom jogo. Sei que ajudei bastante com as jardas. O ataque correu muito e mostramos o quanto evoluímos.”
Espaço para novos talentos
A temporada também foi marcante para atletas estreantes, como Andey “Baby” Antunes, offensive liner, que integrou o time após uma seletiva realizada em julho. “Esse time me abraçou demais, especialmente a nossa Offensive Line, que é maravilhosa. Me acolheram muito. E com certeza jogarei a próxima temporada,” afirmou Baby.
Conquistas
Desde seu retorno às competições, em 2022, o Ponta Grossa Phantoms acumula cinco grandes conquistas:
Campeão do Pinhão Bowl 2024
Campeão da Copa Paraná 2023
Vice-campeão do Pinhão Bowl 2023
Terceiro lugar na Copa Paraná 2022
Campeão do Brasileirão D3 2024
Com o título, o Phantoms assegurou vaga na segunda divisão do campeonato nacional em 2024. A equipe volta aos campos em março, pelo Campeonato Paranaense, com a missão de consolidar ainda mais seu nome entre os melhores do país.
da assessoria