Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2024

Consumidores dos Campos Gerais estão mais animados para as compras de Natal, aponta sondagem da Fecomércio PR e Sebrae/PR

2024-12-02 às 14:38
Foto: Gabriel Ramos de Lima

Segundo sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), em parceria com o Sebrae/PR, os consumidores mais animados para as compras de Natal são os do Centro, que abrange os municípios da região de Guarapuava e Campos Gerais, com 69,8% de intenções positivas. Logo em seguida vêm os curitibanos, com 67,5% de respostas afirmativas. Na sequência estão os moradores das regiões Sul (66,5%), Leste (66%), Noroeste (62,4%), Norte (58,9%) e, por fim, Oeste (56%).

Em todo o estado, 63,5% dos consumidores pretendem presentear neste fim de ano, além daqueles que ainda não decidiram se vão gastar com presentes, representando 21,3%.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, o Natal continua sendo o momento mais aguardado pelo comércio. “A sondagem deste ano traz um cenário bastante positivo para o comércio paranaense, com 63,5% dos consumidores planejando comprar presentes. Esse otimismo reflete a confiança do paranaense e o impacto positivo das festas de fim de ano na economia do estado”, avalia.

Suelen Pedroso, coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, destaca o cenário positivo em que a maioria deve realizar compras neste período, principalmente nos setores de vestuário, brinquedos e cosméticos. “O valor do tíquete médio e a quantidade de presentes a serem comprados indicam que os consumidores pretendem realizar diferentes pesquisas antes de tomar uma decisão. Isso pode auxiliar empreendedores a pensar em uma estratégia ampla, com expansão nos canais de divulgação, presença digital e também em uma experiência para o cliente no espaço físico. O que pode ser feito, por exemplo, com decoração natalina, música temática e brindes”, afirma.

Tipos de presentes

Os itens de vestuário lideram a lista dos mais procurados no estado, bem como na região Central, sendo mencionados por 73,6% dos entrevistados. Os brinquedos aparecem em seguida, com 48,6% das intenções de compra na região. Perfumes e cosméticos (31,1%) e calçados (25%) também estão entre as opções mais citadas.

Período e local de compra

A maior movimentação no comércio da região Central do estado deve ocorrer na semana que antecede o Natal, com 34,9% dos consumidores planejando adquirir presentes neste período. Outros 31,5% devem realizar suas compras de oito a 15 dias antes, enquanto 20,6% se anteciparão entre 16 dias e um mês antes da data. Os que deixarão para a última hora, comprando no próprio dia da ceia natalina, somam 5,5%, e, no sentido oposto, os que já garantiram seus presentes, com 5,3%.

Fatores de influência

A qualidade do produto é o principal fator de decisão para 29,4% dos consumidores da região Central, superando o preço baixo, mencionado por 23,3%. O atendimento do vendedor também tem um peso significativo, sendo decisivo para 18,5% dos entrevistados, o que ressalta a importância de uma equipe de vendas bem qualificada.

Da assessoria