A ApexBrasil se destacou mais uma vez e conquistou o 2º lugar no Prêmio Marco Maciel, da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (ABRIG), na categoria Relações Institucionais e Governamentais em Negócios Internacionais. O projeto contemplado foi o núcleo do PEIEX Espírito Santo, uma iniciativa que se destacou principalmente no apoio a indústrias do segmento de cafés especiais e rochas ornamentais. Ao todo, foram quase 160 empresas atendidas pelo projeto, dentre estas, 32 no segmento de rochas ornamentais e 38 de cafés especiais, oriundas também dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
Além do sucesso no alcance das empresas, o núcleo também adotou outra boa prática: uma recorrência maior nas reuniões do Comitê Consultivo. Um ambiente que fortaleceu o diálogo com as entidades públicas e privadas por meio de reuniões mensais, além da participação ativa desses representantes em atividades de capacitação realizadas pelo PEIEX. A iniciativa deu tão certo que o Coordenador de Acesso a Mercado da Federação de Indústrias do Espírito Santo (Findes) e Coordenador do PEIEX ES, Bernhard Smid, decidiu inscrever o projeto no Prêmio Marco Maciel, o que resultou na exitosa premiação. No dia 26/11, foi realizada a cerimônia de premiação pela ABRIG, onde a ApexBrasil e a FINDES receberam conjuntamente o prêmio, a analista de Competitividade Amanda Mesquita representou a agência em conjunto com Bernhard Smid pela FINDES.
A gerente de Competitividade, Clarissa Alves Furtado, revelou a satisfação em receber a condecoração: “Receber o Prêmio Marco Maciel é um marco importante para a ApexBrasil, o projeto PEIEX e para todos os que acreditam na força da colaboração. Este reconhecimento é mais do que uma premiação; ele simboliza o valor de unir esforços entre empresas, entidades públicas e privadas para fortalecer a jornada exportadora do Brasil”, comenta.
Sobre a premiação
O Prêmio Marco Maciel – Diálogo, Ética e Transparência nas Relações Público-Privadas tem como objetivo reconhecer e divulgar as melhores práticas realizadas por organizações e instituições que atuam de acordo com os princípios norteadores da Associação: ética, transparência, diálogo e responsabilidade social.
A premiação foi instituída em 2018 e já reconheceu mais de 100 cases de sucesso, incentivando e valorizando boas práticas no setor. Realizado anualmente, o evento conta com cinco categorias, nas quais podem se inscrever organizações públicas, privadas ou mistas, entidades da sociedade civil e movimentos sociais.
Agência ApexBrasil