Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024

Ponto de Vista: “Estamos aproximando cada vez mais a UEPG da comunidade”, afirma Miguel Sanches Neto

2024-12-07 às 10:57
Foto: Divulgação

Em bate-papo exclusivo ao Ponto de Vista, programa apresentado por João Barbiero na Rede T de rádios do Paraná, na manhã deste sábado (07), o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, comentou sobre a importância da aproximação da instituição com a comunidade.

Miguel Sanches Neto

Miguel Sanches Neto é escritor, professor universitário e crítico literário brasileiro. Foi colunista de diversos veículos de comunicação onde publicava artigos sobre literatura em colunas semanais; publicou mais de 600 artigos de crítica literária e mais de 50 livros no Brasil e no exterior. Recentemente, lançou seu livro “De onde vem a insônia’, com seis contos inéditos. 

Relação UEPG x Comunidade

O reitor destaca que a UEPG tem buscado cada vez mais se aproximar da comunidade e destaca que a instituição está em uma nova fase. “Estamos buscando encurtar a distância entre a instituição e a comunidade. Quando eu estava na minha primeira campanha indo para um debate no grande auditório, uma pessoa da comunidade me questionou sobre o que eu tinha de proposta para as pessoas que nunca chegaram nem chegarão a conquistar uma cadeira na universidade”, recorda. “Naquela ocasião foi uma das perguntas mais difíceis de responder, e ela orientou todo o trabalho que estamos desenvolvendo em relação a essa aproximação da UEPG com a comunidade”, afirma.

Miguel ressalta que o objetivo da universidade não é apenas se preocupar com a comunidade interna, mas também com a externa. “Logicamente temos que ter essa atenção e uma preocupação com a comunidade interna, porém também buscamos aproximar a UEPG da comunidade externa. Dessa forma buscamos parcerias com o Operário Ferroviário na área do esporte, por exemplo, e também com a comunidade de catadores de recicláveis, que passa por necessidade”, pondera. “Além disso, também buscamos soluções na área da saúde, como o Instituto Médico Legal que estamos construindo dentro da universidade. Esse era um problema grave no município, então estamos assumindo um papel que nos deixa mais próximos do cidadão”, complementa.

Confira a entrevista completa:

Ponto de Vista

Apresentado por João Barbiero, o programa Ponto de Vista vai ao ar semanalmente, aos sábados, das 7h às 8h, pela Rede T de Rádios do Paraná.

A Rádio T pode ser ouvida em todo o território nacional através do site ou nas regiões abaixo através das respectivas frequências FM: T Curitiba 104,9MHz;  T Maringá 93,9MHz; T Ponta Grossa  99,9MHz; T Cascavel 93,1MHz; T Foz do Iguaçu 88,1MHz; T Guarapuava 100,9MHz; T Campo Mourão 98,5MHz; T Paranavaí 99,1MHz; T Telêmaco Borba 104,7MHz; T Irati 107,9MHz; T Jacarezinho 96,5MHz; T Imbituva 95,3MHz; T Ubiratã 88,9MHz; T Andirá 97,5MHz; T Santo Antônio do Sudoeste 91.5MHz; T Wenceslau Braz 95,7MHz; T Capanema 90,1MHz; T Faxinal 107,7MHz; T Cantagalo 88,9MHz; T Mamborê 107,5MHz; T Paranacity 88,3MHz; T Brasilândia do Sul 105,3MHz; T Ibaiti 91,1MHz; T Palotina 97,7MHz; T Dois Vizinhos 89,3MHz e também na T Londrina 97,7MHz.