Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024

De Ponta A Ponta: DAF – Um jeito diferente de socorrer

2024-12-25 às 13:09
Foto: Divulgação

“Caminhão-maca” da DAF Caminhões vira sucesso entre torcedores do Operário e fortalece vínculo da montadora com Ponta Grossa, sede de sua fábrica no Brasil

por Edilson Kernicki

Uma inusitada ação de marketing tem recebido elogios da torcida do Operário Ferroviário Esporte Clube (OFEC) e da comunidade em geral. Caracterizado como um DAF XF, modelo mais vendido da montadora de caminhões instalada em Ponta Grossa, o novo carro-maca fez sua estreia no dia 15 de setembro, aniversário da cidade, em partida entre o Fantasma e o Coritiba, válida pela Série B do Campeonato Brasileiro.

“A torcida e a comunidade elogiaram a empresa pela inovação e pela forma criativa de contribuir com o clube, indo além do patrocínio convencional. Essa ação fortaleceu ainda mais o vínculo da DAF com os torcedores e a cidade de Ponta Grossa”, afirma o diretor comercial da DAF Brasil, Luis Gambim.

Os atletas que sofrem alguma lesão durante os jogos sediados no estádio Germano Krüger, casa do Operário, são transportados no veículo, que adaptou um carro-maca como uma réplica do caminhão na cor cinza, com as laterais e o topo frontal personalizados com o escudo do time. Também nas laterais foram estampadas figuras do Fantasma – apelido que o time recebeu desde suas origens, por “assombrar” os clubes da capital.

O veículo chamou tanto a atenção que logo ganhou apelido: caminhão-maca. Segundo Gambim, trata-se de uma ação exclusiva para o Germano Krüger e uma iniciativa única da parceria da marca com o OFEC. O modelo em que o caminhão-maca se baseia, o DAF XF, atua com ótimo desempenho nos setores de transporte de líquidos e químicos, especialmente em aplicações severas e operações rodoviárias de longas distâncias. “Além disso, ele é usado nas aplicações para o agronegócio, incluindo o transporte de insumos agrícolas e principais commodities brasileiras”, aponta.

União de marcas

“O caminhão-maca surgiu a partir da ideia de unir duas fortes marcas na cidade, valorizando um importante patrocinador do clube e fazendo referência ao modelo DAF XF na cor cinza”, explica o diretor-geral do OFEC, Rodrigo Sautchuk. De acordo com ele, o projeto foi idealizado pelo diretor financeiro do Operário, Odnilson Puchta, pelo presidente do Grupo Gestor do clube, Álvaro Goes, e pelo setor de marketing da DAF Ponta Grossa. Da concepção do projeto até ele ser levado aos campos, demorou cerca de um ano, revela Sautchuk.

Com a altura similar à de um carrinho de golfe, a miniatura de caminhão se tornou uma atração à parte nos jogos do Operário em casa. “A partir do momento da entrega, o caminhão passou a ser utilizado em todos os jogos no Germano Krüger e continuará disponível na próxima temporada para o atendimento médico dos atletas da equipe mandante e visitante”, frisa o diretor-geral do OFEC.

Compromisso com a cidade

Patrocinar o Operário Ferroviário representa uma importante aliança entre a DAF e a comunidade local, aponta Gambim. “Para a fabricante, esse patrocínio vai além do apoio ao esporte: é uma maneira de reforçar seu compromisso com a cidade que abriga sua fábrica no Brasil, destacando o papel da DAF como uma empresa comprometida com o desenvolvimento local”, conclui.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #304