Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024

Mente & Corpo D’P: Informação é prevenção

2024-12-11 às 16:32
Foto: Reprodução

Empresas de Ponta Grossa desenvolvem ações de conscientização sobre a importância dos exames preventivos e do diagnóstico precoce do câncer de próstata durante o Novembro Azul. Doença é o tipo de câncer mais comum entre homens, mas as chances de cura ultrapassam 90% quando descoberta nos estágios iniciais

por Michelle de Geus

O câncer de próstata, órgão localizado entre a bexiga e o reto, é o tipo de câncer mais comum no homem. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a doença matou 17 mil homens em 2023, uma média de 47 por dia. A expectativa é que o número de novos casos de câncer de próstata aumente nos próximos anos. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) prevê que, entre 2023 e 2025, sejam diagnosticados cerca de 72 mil novos casos desse tipo de câncer no Brasil. Para conscientizar a população sobre a importância dos exames preventivos e do diagnóstico precoce, diversas empresas ponta-grossenses, se envolveram este ano na campanha Novembro Azul.

Idades mais perigosas

O médico urologista Bruno Fontoura, que atende em Ponta Grossa, reforça que o câncer de próstata atinge uma parcela muito grande da população masculina. “Acredita-se até que 20% dos homens acima dos 50 anos vão, em algum momento, desenvolver um tumor de próstata e essa probabilidade aumenta de acordo com a idade. Por exemplo, alguns estudos mostram que, em homens na faixa dos 90, anos até 40% vão ter câncer de próstata”, observa, acrescentando que, além de ser muito prevalente, a apresentação da doença varia muito. “Nós temos desde casos em que não precisa nem fazer qualquer tipo de tratamento até casos muito agressivos. É uma doença com uma apresentação muito variável. Por isso o diagnóstico e o tratamento têm que ser muito individualizados para cada paciente”, explica.

Bruno Fontoura, médico urologista: “Vinte por cento dos homens acima dos 50 anos podem desenvolver um tumor de próstata e essa probabilidade aumenta de acordo com a idade”

Doença silenciosa

Fontoura faz um alerta importante: o câncer de próstata costuma ser uma doença silenciosa. “No início, ela não dá sinais. O paciente vai ter sintomas só no momento que a doença já saiu da próstata e invadiu outros órgãos, principalmente os ossos, que são os principais sítios de metástase”, detalha, ressaltando que, nesse momento, as chances de cura diminuem. “O grande ponto de campanhas como Novembro Azul é conscientizar o homem que a gente precisa ir atrás do tumor de próstata, porque ele não dá sinais. Quando o diagnóstico é feito precocemente, enquanto ainda não há sintomas, as chances de cura são maiores que 90%”, complementa.

Quebrando tabus

A campanha, na visão do urologista, tem estimulado os homens a cuidarem da própria saúde. Além disso, ele observa que os tabus sobre a realização do exame de prevenção vêm diminuindo e que os homens estão cada vez mais conscientes da sua importância. “Noto no meu consultório que isso melhorou muito. Hoje os pacientes já vêm pedindo o exame do toque. Acho que estamos evoluindo como sociedade nesse ponto, e esse tipo de campanha é importante para isso”, afirma. Os exames são indicados para homens a partir dos 40 anos, para homens negros ou com histórico familiar, ou a partir dos 45 anos, em homens brancos e sem histórico familiar.

Mais casos, menos mortes

Para Fontoura, com o aumento da procura por exames, a tendência é que o número de casos de câncer de próstata aumente. “Nós temos dois fatores que influenciam o número de casos. Primeiro que as pessoas estão mais conscientes e nós estamos fazendo mais rastreios; segundo que a expectativa de vida tem aumentado e nós sabemos que, com o passar do tempo, aumenta o risco do homem desenvolver câncer de próstata”, explica. Mas importante: o urologista destaca que o aumento do número de casos não deve se refletir na mortalidade. “A mortalidade vem diminuindo muito, porque nós estamos fazendo o diagnóstico precoce e descobrindo casos não graves que, com certeza, conseguimos curar com o tratamento”, relata.

Divulgando informações

Entre as empresas de Ponta Grossa que se mobilizaram para contribuir com a campanha Novembro Azul, um dos destaque fica por conta da Princesa Assistência, especializada em planos assistenciais e serviços funerários, que realizou diversas ações e atividades ao longo do mês de novembro. “Nós pensamos que a melhor forma de trazer conscientização é através da informação. Nossa maior preocupação foi levar informações para que cada vez mais os homens tenham essa consciência e procurem um médico para verificar como está a sua saúde”, afirma o diretor Anderson Murilo Rodrigues.

Anderson Murilo Rodrigues, diretor da Princesa Assistência: “Nossa maior preocupação, no Novembro Azul, foi levar informações para que cada vez mais os homens tenham consciência e procurem um médico”

Além de postagens nas redes sociais, a empresa levou médicos urologistas para falar sobre o câncer de próstata em podcasts e programas de rádio. Eles tiraram dúvidas sobre quais são os principais cuidados que devem ser tomados, quais são os sintomas da doença e que complicações a enfermidade pode trazer. Junto a isso, a Princesa Assistência também sorteou uma consulta médica com exame. “Esse é um grande incentivo para nós, homens, cuidarmos mais da nossa saúde”, aponta.

Saúde masculina

Rodrigues ressalta que o objetivo da Princesa Assistência é incentivar um amplo cuidado com a saúde masculina. “Nós, homens, historicamente, buscamos os serviços de saúde apenas em último caso e acabamos negligenciando a nossa saúde, por medo, preconceito ou falta de informação”, afirma. “Mais do que o câncer de próstata, nós incluímos questões como doenças cardiovasculares, diabetes e saúde mental, sempre focando na importância de cuidar da saúde e realizar exames regulares”, relata.

Essa não foi a primeira vez que a Princesa Assistência participou desse tipo de atividade. Em 2023, a empresa reuniu várias pessoas e entidades para uma caminhada no Lago de Olarias em alusão ao Novembro Azul. Além disso, ela também promoveu ações no Setembro Amarelo, mês de prevenção contra o suicídio, e no Outubro Rosa, de combate o câncer de mama.

Com qualidade de vida

A maior preocupação da Princesa Assistência, conforme Rodrigues, é melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos associados. “Através do nosso clube de desconto, nós temos convênios com praticamente todas as clínicas de Ponta Grossa e também com os principais laboratórios, para que os nossos associados e beneficiários usufruam e cuidem da sua saúde”, aponta, acrescentando que a empresa também mantém convênio com salões de beleza, barbearias, academias e descontos exclusivos em mais de 300 estabelecimentos. “Um dos lemas do nosso trabalho é que os nossos associados utilizem o plano da Princesa Assistência em vida, com saúde, com bem-estar e, acima de tudo, com qualidade de vida”, conclui.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #304