A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresentou hoje (10), os vencedores do Prêmio ANTT Destaques 2024. A Via Araucária, concessionária do Lote 1 de rodovias do Paraná, foi reconhecida em terceiro lugar com um case na área ambiental. O reconhecimento levou em conta o fato da concessionária ser a primeira do Brasil a destinar 90% dos resíduos gerados para projetos de reciclagem, doação, venda e coprocessamento, transformando esses detritos em combustível para outras atividades.
A cerimônia de premiação aconteceu em Brasília e contou com a presença de Sergio Santillán, diretor-presidente da Via Araucária, e de Alison Mendonça, coordenador de Meio Ambiente e autor do programa. Batizado de VIA + LIMPA da Via Araucária, a iniciativa é inovadora no contexto atual da gestão de resíduos no Brasil – que ainda apresenta uma alta taxa de destinação inadequada, com muitos detritos sendo direcionados para aterros sanitários e lixões, impactando negativamente na natureza e na saúde pública.
Alison Mendonça explica que a implementação do Programa VIA + LIMPA da Via Araucária envolve o mapeamento de fornecedores, definição de processos logísticos internos e monitoramento dos resultados, com foco na redução de emissões de CO2. “Na economia circular, os resíduos da cadeia produtiva são usados como insumos para a produção de novos produtos. Nossa inspiração veio de empresas de outros ramos que já utilizam estes tipos de destinação”, pontua.
Já Santillán acrescenta que o Programa VIA + LIMPA da Via Araucária está alinhado com o compromisso da concessionária de fortalecer a pauta ESG (Environmental, Social and Governance) e tornar o setor mais sustentável. “A partir deste reconhecimento da ANTT, nosso programa pode ser replicado por qualquer concessionária que esteja disposta a destinar resíduos para blindagem e/ou posterior coprocessamento dos insumos”, diz.
Resultados alcançados
Alison ressalta que a companhia assumiu trechos que estavam há aproximadamente dois anos sem concessão e, por esse motivo, houve um trabalho nos primeiros meses para limpeza dos passivos relacionados à gestão de resíduos.
Desde o início das atividades da Via Araucária, em fevereiro de 2024, a concessionária já enviou para coprocessamento cerca de 870 toneladas de resíduos. Para se ter uma ideia, no mês de julho, o coprocessamento gerou 52,240 toneladas de CO2 equivalente, enquanto a destinação para aterro sanitário resultaria em 123,822 toneladas de CO2 equivalente. “Isso representa uma redução de aproximadamente 57,8% nas emissões de Gases de Efeito Estufa e essa tendência se repetiu nos meses seguintes”, conta o coordenador.
Sobre o Prêmio
O Prêmio ANTT Destaques 2024 foi realizado em parceria com a Melhores Rodovias do Brasil (ABCR), a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) e a Confederação Nacional do Transporte (CNT). O reconhecimento consolida-se como uma das principais iniciativas voltadas à qualidade e inovação no transporte terrestre regulado pela Agência.
O primeiro colocado de cada categoria recebeu um troféu e poderá utilizar o “Selo Prêmio ANTT Destaque” em seus materiais de divulgação. Já as demais finalistas receberam uma menção honrosa para dar visibilidade para os projetos destacados em todas as categorias.
A avaliação dos projetos foi baseada em quatro critérios principais: impactos positivos, replicabilidade, eficiência de recursos e inovação. Cada critério recebeu pontuações de 1 a 10.
Da assessoria