Quarta-feira, 25 de Dezembro de 2024

Grupo MM expande operações em 2024 e projeta crescimento para próximo ano

2024-12-20 às 15:31
Em 2025, o Grupo MM irá inaugurar um novo centro logístico no Mato Grosso do Sul e dará início as obras de uma nova central de logística em Ponta Grossa – onde o potencial de armazenagem será triplicado. Foto: Divulgação

Em 2024, o Grupo MM deu um passo estratégico para expandir sua presença no setor que atua, com investimentos na abertura de novas lojas e reestruturação de filiais já existentes. A empresa apostou em novos pontos de vendas, lojas segmentadas, e-commerce e também no setor atacadista, buscando fortalecer e diversificar seus negócios.

Mais de 30 lojas foram inauguradas ou reinauguradas neste ano, incluindo 10 novas unidades convencionais, 10 filiais reestruturadas e outras 10 que se transformaram em Super MM. A estratégia do grupo sempre foi atuar em cidades de pequeno e médio porte, principalmente, as que possuem forte presença do agro. Neste ano, o grupo fez investimentos ainda mais significativos nas regiões em que a base econômica é a agricultura, com destaque para os municípios localizados no estado do Mato Grosso do Sul.

Segundo o CEO do Grupo MM, Marcio Pauliki, embora a varejista leve em conta outros fatores, como número de concorrentes, logística, rotas e mídia, o foco está no agronegócio, pois, enquanto o Brasil cresce a uma taxa de 2% a 3% ao ano, o agronegócio cresce a 15% ao ano. “Por isso, não surpreende que, até agora, tenhamos alcançado um crescimento de 28% e vamos chegar a 30%, graças ao nosso canal de atacado para todo Brasil, bem como através do varejo com foco nas pequenas cidades e no agronegócio”, evidencia o CEO.

Diversificação dos negócios

Além da ampliação e reestruturação de suas lojas físicas, o Grupo MM também tem apostado na diversificação dos negócios, com investimentos no e-commerce através da lojasmm.com e no MM Atacado, como parte da estratégia de crescimento.

Lojasmm.com

O e-commerce tem sido uma plataforma crucial para a varejista, que consegue integrar os canais físicos e online, permitindo que as pessoas comprem no site e retirem na loja. Aliás, essa prática está cada vez mais crescente, tanto é que a MM conta com Centros de Distribuição descentralizados, dentro das próprias lojas, que permitem a realização de uma entrega mais rápida e eficiente.

Outro destaque são as vendas através do marketplace – por meio das plataformas de outras varejistas, no entanto, o objetivo é consolidar o site da Lojas MM, explica o CEO. “Queremos fortalecer cada vez mais a marca MM, para que consigamos alcançar pelo menos metade do nosso faturamento através da lojasmm.com, que além da venda de eletros, seja uma referência em vendas de móveis – que é o nosso DNA, é a natureza da MM, quando começamos com o Mercado Móveis”, ressalta Pauliki.

MM Atacado

Neste ano, outro destaque foi o MM Atacado que fortaleceu – somado ao e-commerce – a presença do Grupo MM a nível nacional e garantiu excelentes resultados no faturamento. Hoje, existe operações com um centro de distribuição em Campina Grande do Sul, na Paraíba, e há previsão de construção de um segundo depósito na Bahia.

“O faturamento do Atacado equivale como se tivéssemos 100 lojas físicas. No Nordeste, por exemplo, temos uma grande venda, como se tivéssemos uma rede de varejo instalada na região. E, como a grande característica do Atacado é a distribuição, nosso grande investimento será em logística, esse é um trabalho que iremos fazer muito forte, para expandir ainda mais todos nossos canais”, revela Pauliki.

Projeção

O Grupo MM visa focar no plano de crescimento sustentável através da logística, com a inauguração de um novo centro logístico no Mato Grosso do Sul e início das obras de uma nova central de logística em Ponta Grossa – onde o potencial de armazenagem será triplicado.

Além disso, para 2025, está previsto mais de 20 inaugurações e reinaugurações, com forte expansão no Mato Grosso do Sul; expansão na área de crédito através de inovação constante e empréstimo pessoal próprio; novos canais de treinamento interno; novas modalidades de vendas; e investimento ainda maior no e-commerce.

“Estamos otimistas quanto à nossa capacidade de atrair novos clientes e ampliar nosso setor logístico, para que assim possamos buscar nossa meta de estar entre as melhores empresas do varejo do Brasil e entre os 10 maiores canais de venda do país até 2028”, conclui Marcio Pauliki.

Da assessoria