Domingo, 22 de Dezembro de 2024

Ponto de Vista: Paraná cresceu muito mais que sua infraestrutura e logística e concessões dos lotes das rodovias vão solucionar o problema através de investimentos, diz Sandro Alex

2024-12-21 às 11:37
Rodrigo Felix Leal/SEIL

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, concedeu, na manhã deste sábado (21), uma entrevista ao programa Ponto de Vista, apresentado por João Barbiero e transmitido pela rede T de rádios. Durante a conversa, o secretário falou sobre a concessão das rodovias do estado e investimentos.

Segundo Sandro, o estado do Paraná é uma “central logística”, que liga os estados da região central ao Sul do Brasil, além da ligação com outros países da América Latina, como Paraguai e Argentina.

Apesar dessa grande demanda logística, nos últimos 20 anos não houve investimentos suficientes em infraestrutura para suportar.

Para solucionar este desafio, as rodovias do estado, tanto federais quanto estaduais, foram divididas em seis lotes, os quais foram concedidos a empresas terceiras para que efetuassem esses investimentos necessários.

“A cada cinco quilômetros tem uma obra de arte”, declara, contando que estão previstos mil viadutos e pontes nos contratos das novas concessões, além da duplicação das rodovias.

O lote 1 abrange uma extensão de 473,01 km, compreendendo importantes vias como BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427. Inicia em Prudentópolis, no Trevo do Relógio, passar por Irati, Palmeira, Balsa Nova, São Luis do Purunã, Lapa, Imbituva, o contorno em Curitiba, chegando em Ponta Grossa.

O segundo lote, conforme Sandro explica, é a ligação do litoral com o norte pioneiro. Abrange a Serra do Mar, passando por Paranaguá, Morretes até os balneários em Pontal do Paraná e Matinhos; além de Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Jaguariaíva, Sengés até Jacarezinho. Estende-se por 604,66 km, englobando trechos das rodovias BR-153, BR-277, BR-369 e das estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855.

No terceiro lote, segundo o secretário, “é basicamente a Rodovia do Café”, pontua. Com 569,75 quilômetros, o trecho que vai à concessão se inicia em Ponta Grossa, um dos principais entroncamentos rodoferroviários do Brasil, seguindo até Londrina, envolvendo as rodovias BR-369, BR-373, BR-376, PR-170, PR-323, PR-445 e PR-090.

O lote 4 atinge rodovias da região das cidades de Londrina e Maringá, com extensão total de 627,98 km, abrangendo trechos da BR-272, BR-369, BR-376, PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986.

No quinto lote, há conexão do noroeste, em Paranavaí até Cascavel, com extensão total de 429,85 km, abrangendo trechos das rodovias BR-158, BR-163, BR-369, BR-467 e PR-317.

A última integração, o lote 6, que foi arrematado em leilão na última quinta-feira (19), liga Foz do Iguaçu a Guarapuava e Cascavel a Pato Branco, com extensão total de 662,18 km, abrangendo trechos das rodovias BR-163, BR-277, R-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483.

No total, segundo o secretário, são 1800 quilômetros de duplicação previstos nas concessões.

Ouça a entrevista na íntegra: