Sábado, 04 de Janeiro de 2025

Em coletiva, futuro secretário de Saúde de Castro explica situação do Hospital Anna Fiorillo

2024-12-29 às 11:29
Imagem: Google Street View

Em coletiva de imprensa, no sábado (28), o futuro secretário de Saúde de Castro, Matilvani Moreira, apresentou detalhes sobre a situação do Hospital Anna Fiorillo Menarim, que desde 8 de novembro deixou de atender a gestantes de risco intermediário. Agora, elas são encaminhadas para atendimento em Ponta Grossa.

Além disso, o hospital atua com déficit mensal de R$ 500 mil. O Instituto Moriah, de São Paulo, que assumiu a gestão do hospital em dezembro de 2022, após uma licitação, não paga o aluguel à Prefeitura há cerca de um ano e meio. O contrato com o Instituto Moriah previa a oferta de cirurgias de urgência e emergência de média complexidade em ortopedia, serviço que deve ser disponibilizado 24 horas por dia. Os demais serviços, que já eram oferecidos, como cirurgia geral, maternidade, ortopedia e leitos clínicos, deviam ser mantidos, segundo o contrato licitatório.

A Prefeitura de Castro, segundo Moreira, já emprestou mais de R$ 68 mil em materiais ao hospital.

A equipe de transição solicitou levantamentos e planilhas para averiguar a situação financeira da entidade e elaborou um Plano de Atenção Materno-Infantil para os próximos quatro anos. A prioridade é retomar o atendimento de gestantes de risco intermediário no município.

“Isso é um compromisso que eu e o Dr. Reinaldo temos e não abrimos mão. Se necessário buscaremos outros parceiros”, disse Matilvani.