Domingo, 05 de Janeiro de 2025

Peregrinação abre Jubileu Ordinário na Diocese

2024-12-30 às 16:39
AssCom Diocese de Ponta Grossa

“Existem várias situações em que a pessoa pode viver o Jubileu. Primeiro, essa linguagem da peregrinação, caminhar para Cristo, e o coração voltado para Cristo. Esse propósito é o início de um caminho. Depois, as pessoas se proporem a fazer uma ação marcada pelo amor. E como esse gesto de amor se traduz na prática? No exercício da caridade, de uma doação”, sugeriu, ontem (29), o bispo Dom Bruno Elizeu Versari, depois da abertura diocesana do Jubileu Ordinário 2025.

“A pessoa pode ajudar alguém, fazer uma coleta…Estamos sugerindo a coleta do Domingo de Ramos porque é uma doação de toda a Igreja, para todos ajudarem. Também fazer uma confissão, a comunhão e a oração pelo Santo Padre (ações sugeridas para obter a indulgência jubilar). Durante o ano, tem a proposta da peregrinação e, na nossa Diocese em que esse Jubileu antecede o Jubileu do Centenário, vamos fazer um grande mutirão de missão: visitar as casas, rezar com as famílias e nós vamos levar o Verbo Encarnado, a Palavra de Deus e vamos conduzidos por Maria, como a Mãe da Divina Graça. É a nossa padroeira e queremos levar a mãe porque com ela vai o filho. A mãe vai visitar Isabel, mas com ela vai o filho. Quando ela entra na casa e fala com Isabel, Isabel fica cheia do Espírito Santo, por causa da fala de Maria. Nós queremos ser esta fala ao abençoarmos a casa, convidarmos a família e rezarmos com ela. Será um ano intenso para a nossa Diocese, para os fiéis”, detalhou o bispo. O Jubileu dos 100 anos da Diocese de Ponta Grossa será festejado no dia 10 de maio de 2026.

Para participar bem deste ano jubilar e receber as graças da indulgência plenária proposta como ‘indulgência jubilar’ a Diocese propõe um itinerário, que, porém, não exclui a criatividade e a iniciativa de cada comunidade. Os fiéis peregrinos de esperança poderão se empenhar em uma piedosa peregrinação, além das que já foram propostas, também para os lugares santos designados pelo bispo Dom Bruno. Seriam eles a Catedral Sant’Ana, o Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, em Ponta Grossa; o Santuário de Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul, e o Santuário Santo Antônio, em Imbituva.

Abertura

Na presença de centenas de católicos – alguns identificados com camisetas de capelas, paróquias, movimentos e pastorais – religiosos, diáconos e muitos sacerdotes, vindos inclusive de comunidades de fora da sede da Diocese, o bispo Dom Bruno Elizeu Versari ao lado de Dom Sergio Arthur Braschi, bispo emérito, abriu oficialmente o Jubileu Ordinário 2025, na tarte deste domingo.

O momento foi marcado por uma peregrinação, que saiu de frente da Reitoria do Sagrado Coração de Jesus e seguiu até a Catedral Sant’Ana, onde foi celebrada Santa Missa, presidida por Dom Bruno. Desde a concentração, na Igreja dos Polacos, a abertura do Jubileu 2025 envolveu os fiéis com orações, a leitura do Evangelho, reflexões e cânticos, em especial, o Hino do Jubileu. Na chegada à Catedral, podia-se ouvir o badalar dos sinos não só da igreja-mãe, mas de todas as igrejas da cidade. Antes de entrar, Dom Bruno fez um gesto de adoração à cruz de Cristo, sinal de fonte de vida.

Da assessoria