Na última segunda-feira (06), um objeto voador não identificado foi avistado sobrevoando a região do Lago de Olarias. O registro em vídeo do avistamento gerou dúvidas nos ponta-grossenses: seria mais um caso de um OVNI sendo registrado no município?
Para discutir o assunto, a Academia de Estudo Exológicos realizou nesta terça-feira (07) uma live para debater o assunto. “Segundo o que conseguimos apurar trata-se de Starlink. Chegamos a esta conclusão baseado em informações de lançamentos de satélites 2 horas antes do início das visualizações”, afirma o ufólogo Dirceu Klemba, que complementa que um dos integrantes da live, através de um contato, comprovou a passagems dos satélites por Ponta Grossa.
Durante a live, os integrantes apontam que os avistamentos não foram apenas em Ponta Grossa, apesar de terem sido registrados de São Paulo e Minas Gerais ao sul do país. Abaixo é possível assistir o vídeo na íntegra:
Starlink
A companhia é um braço da SpaceX, a companhia de exploração espacial de Elon Musk. Com a Starlink, o grupo trabalha para lançar e formar uma “constelação” de satélites para levar conexão de internet a áreas remotas com pouca ou nenhuma estrutura, como áreas rurais, vilarejos, desertos e florestas.
Os satélites ficam em órbita terrestre baixa o que significa que eles estão próximos da Terra, possibilitando a visualização. Segundo a Starlink, os satélites se movem automaticamente para evitar colisões com lixos espaciais. Também há sensores de navegação para que os equipamentos possam encontrar a melhor localização, altitude e orientação para envio de sinal de internet.