A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) classificou como gravíssima a notícia de que a Meta, empresa responsável por plataformas como Instagram, Facebook, WhatsApp e Threads, está se alinhando à extrema direita.
Em publicação na rede social X (antigo Twitter), a parlamentar destacou que, ao atender aos interesses de Donald Trump, essas plataformas, que dominam o mercado global, se tornam politicamente tendenciosas. Gleisi comparou a situação à do próprio X, controlado por Elon Musk, alertando que a justificativa de “liberdade de expressão” é usada como pretexto para práticas que ameaçam a democracia.
“Esses bilionários, como Elon Musk anteriormente e, agora, Mark Zuckerberg, atropelam direitos dos usuários e a soberania dos países no ambiente virtual. Uma declaração de guerra à democracia ao redor do mundo,” afirmou.
A deputada enfatizou a necessidade de combater a desinformação e de fiscalizar o funcionamento das plataformas digitais. Ela também defendeu o Projeto de Lei 4.144/2024, apresentado pelo deputado Pedro Uczai, que propõe maior transparência e regulamentação das redes sociais no Brasil.
“Estabelecer leis para as redes sociais é urgente, antes que seja tarde demais”, enfatizou.
da assessoria