A Itaipu Binacional, em parceria com o Itaipu Parquetec e o Instituto Caminhos da Conservação, irá promover nos próximos dias uma pesquisa de campo para a elaboração do inventário de aves do Corredor Ecológico Santa Maria, que liga as áreas protegidas da Itaipu ao Parque nacional do Iguaçu.
A atividade irá iniciar neste sábado (11) e se estender até a próxima sexta-feira (17), mas caso haja mau tempo há possibilidade de durar até segunda-feira (20). As idas a campo são no amanhecer e no entardecer, períodos de maior atividade das aves.
Essa pesquisa também está sendo realizada no Refúgio Santa Helena, da Itaipu, e faz parte de um levantamento de dados que deverá ocorrer ao longo dos próximos dois anos, abrangendo as diferentes estações do ano.
Os resultados permitirão conhecer as espécies de aves, a estrutura e a interação entre suas comunidades, bem como criar uma base de dados comparativa entre as áreas estudadas e outras unidades de conservação. Esse tipo de estudo já foi realizado pela Itaipu no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV).
As informações e resultados obtidos contribuirão para o conhecimento dos esforços de Itaipu e seus efeitos na conservação de áreas em recuperação em um contexto regional. Também servirão para embasar estratégias de preservação da fauna.
Serviço
O que: Inventário de aves
Quando: de 11 a 17 de janeiro de 2025
Horários: Das 5h às 9h30 e das 16h às 19h30
Da assessoria