A PACCAR Parts, líder no segmento de peças e serviços de pós-venda para caminhões, carretas e ônibus, ultrapassou em 2024 a marca de R$ 240 milhões em vendas de peças por meio da sua plataforma digital DAF Webshop. Hoje, o e-commerce tem uma importante participação nas vendas da companhia no Brasil e, desde o seu lançamento, em 2020, conta com um portfólio de mais de 30 mil itens da linha DAF e TRP Multimarcas para clientes e concessionários.
“Esta é uma grande celebração para a PACCAR Parts. O e-commerce foi fundamental no fortalecimento da companhia no mercado brasileiro, especialmente durante esse período de transformação digital. Desenhamos estratégias que foram assertivas, mantendo o investimento constante na plataforma para entregar uma experiência completa ao cliente. Temos um catálogo de produtos de fácil acesso, que possibilita uma compra mais personalizada em poucos cliques, e podemos falar que os produtos da PACCAR Parts estão em todo o Brasil e o DAF Webshop ajudou nessa expansão geográfica”, afirma Antenor Frasson, Diretor Geral PACCAR Parts América Latina.
A plataforma da PACCAR Parts desempenha um papel fundamental nos Centros de Distribuição da empresa e na rede de concessionárias DAF. O e-commerce passa por todos os processos internos, permitindo maior eficiência operacional por meio da automação de tarefas e integração de sistemas. Isso garante que as peças cheguem aos clientes com mais agilidade. A utilização de inteligência artificial contribui significativamente para a operação do DAF Webshop, mas a companhia mantém o atendimento humano em sua operação.
“Priorizamos o atendimento rápido para garantir a satisfação dos nossos clientes, e o investimento em tecnologias avançadas e capacitação da equipe ampliam essa nossa disponibilidade”, comenta Orli Tafner, Gerente de Marketing Services da PACCAR Parts. “Também contamos com o PARTS SCAN, que, por meio de Inteligência Artificial, agiliza a busca por itens do catálogo. Com uma foto do código da peça, da caixa do produto ou até mesmo uma anotação em uma folha de papel, nossos clientes obtêm todas as informações técnicas do produto, incluindo estoque, preço e aplicação. Esta é uma tecnologia exclusiva da PACCAR, demonstrando o vanguardismo da companhia em oferecer soluções inovadoras para o mercado automotivo”, completa.
Para que a logística seja eficiente na entrega dos produtos do DAF Webshop em todo o país, a PACCAR Parts gerencia a distribuição das vendas por meio de um sistema integrado de gerenciamento de armazém, conhecido como MDI. Essa tecnologia permite o controle eficiente do estoque, o rastreamento dos pedidos e a otimização das rotas de entrega. Cada concessionária DAF e as lojas TRP atuam como centros de distribuições regionais estrategicamente localizados para agilizar a retirada ou envio dos itens adquiridos pelos clientes.
“Nosso objetivo é manter o crescimento e a oferta de diversos produtos para o mercado. Vamos investir em novas tecnologias dentro da plataforma DAF Webshop, como os meios de pagamentos online, e em soluções inovadoras para o Pòs-Venda DAF. A plataforma disponibiliza ao consumidor informações técnicas de peças e serviços específicos para cada chassi DAF, além de peças multimarcas TRP para aplicação em várias marcas e modelos de caminhões. Desta forma, facilitamos o dia a dia dos nossos clientes, colocando várias soluções em um só lugar e transformando a experiência integrada com on e off em um processo ágil e inovador no segmento de linha pesada”, finaliza Frasson.
Para saber mais sobre as novidades da PACCAR Parts, acesse o site da DAF Webshop.
Da assessoria