Nesta terça-feira (14), os efeitos e filtros de realidade aumentada criados por usuários serão retirados do Instagram, com o encerramento da Meta Spark. Esta plataforma, que oferecia ferramentas e recursos para criadores desenvolverem filtros personalizados, estará desativada, o que resultará na remoção dos efeitos produzidos por terceiros. Apenas os efeitos criados pela própria Meta continuarão disponíveis.
Lançada há sete anos, a Meta Spark permitia que criadores de conteúdo desenvolvessem filtros para marcas e projetos pessoais, possibilitando a geração de receita e a ampliação de alcance. A Meta explicou que a decisão de descontinuar a plataforma faz parte de um esforço para focar em produtos que atendam melhor às necessidades futuras dos consumidores e clientes empresariais.
Em comunicado enviado à CNN, a Meta afirmou: “Quando lançamos a plataforma, a realidade aumentada era uma novidade para a maioria dos usuários. Desde então, a imaginação, inovação e criatividade de nossa comunidade de criadores de RA expandiram o alcance da tecnologia para centenas de milhões de pessoas nas plataformas da Meta.”
Os usuários que utilizavam a Meta Spark e os efeitos de realidade aumentada de terceiros poderão continuar utilizando essas ferramentas até o dia 14 de janeiro. A empresa orienta como salvar os filtros antes de sua retirada definitiva.
Informações: CNN Brasil