O Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, rebateu as alegações de prejuízo na usina hidrelétrica que vem sendo divulgadas de forma mentirosa nas redes sociais. Segundo Verri, a Itaipu não tem como apresentar prejuízos, uma vez que a receita é determinada pela tarifa de energia, e os investimentos são planejados com base nessa receita. Veja o vídeo:
“Para ter um prejuízo, nós temos que ter gasto muito mais do que arrecadamos. Isso não existe, nós somos auditados, tem toda uma fiscalização”, afirmou o diretor. Verri explicou que a confusão em torno do assunto se dá devido à existência de uma conta chamada “Itaipu Comercialização” dentro da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Essa conta é responsável pela negociação dos valores entre a Aneel e as distribuidoras de energia, e não representa um prejuízo da Itaipu em si.
“A Itaipu, ela só produz energia. Nós somos uma fábrica, por isso que é uma usina. Então nós não comercializamos, nós nem transmitimos. A transmissão e distribuição são outras empresas que fazem sobre a supervisão da Aneel”, detalhou Verri.
O diretor-geral ressaltou que a Itaipu possui uma gestão eficiente e é auditada regularmente, sempre apresentando resultados positivos. “Essa diferença de R$ 333 milhões existe entre transmissão e distribuição. É uma conta lá que é feita, que participa do Ministério de Minas e Energia”, concluiu.
Por Heryvelton Martins