O Ministério da Saúde anunciou que irá avaliar a incorporação do medicamento Ozempic (semaglutida) ao Sistema Único de Saúde (SUS) no primeiro semestre de 2025. A informação foi confirmada pela pasta. Segundo o Ministério, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) recebeu uma solicitação no dia 16 de dezembro de 2024 para avaliar o medicamento.
O tema será pautado nos próximos meses, e o prazo de conclusão da análise é de 180 dias, prorrogável por mais 90 dias. Para a incorporação de um medicamento ao SUS, são necessários o registro na Anvisa e uma decisão favorável da Conitec. O Ozempic já possui o registro sanitário.
O debate sobre a distribuição do medicamento pela rede pública ganhou força após o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, prometer disponibilizá-lo na cidade a partir de 2026. No entanto, o Ministério da Saúde esclareceu que estados e municípios só podem adquirir e fornecer medicamentos registrados na Anvisa, devendo observar critérios técnicos e de transparência.
Atualmente, o SUS não possui tratamentos medicamentosos incorporados para o combate à obesidade, priorizando medidas não farmacológicas como atividade física, alimentação saudável e suporte psicológico. Em casos específicos, pode ser indicada a cirurgia bariátrica.
Com informações de CNN.