Na madrugada desta quinta-feira (16), moradores e turistas de Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, foram surpreendidos por um fenômeno alarmante: o mar invadiu casas e ruas. O avanço das águas ocorreu durante uma forte ressaca, combinada com intensas chuvas que atingem a região desde a noite anterior.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram áreas turísticas do local totalmente tomadas pela água, com alagamento de avenida e interdição de diversos trechos. A Defesa Civil do município foi acionada e está monitorando a situação. Autoridades recomendam que a população evite circular pela região afetada até que o nível do mar recue.
Em junho de 2023, foi constatado que o mar havia “engolido” 70 metros de faixa de areia na Praia Central, menos de dois anos após uma megaobra de alargamento. Especialistas alertam que o fenômeno pode estar relacionado às mudanças climáticas e ao aumento do nível dos oceanos. Um estudo recente indica que 22 cidades catarinenses, incluindo Balneário Camboriú, podem ter territórios afetados pelo avanço do mar nos próximos 30 anos.
A prefeitura de Balneário Camboriú anunciou que irá avaliar os danos causados e planejar medidas de contenção e prevenção.
Por Heryvelton Martins