Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2025

Gleisi defende revogação do monitoramento do Pix e critica disseminação de FakeNews

Presidente nacional do PT afirma que prioridade do governo era proteger população dos efeitos negativos da desinformação
2025-01-16 às 18:56

A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, manifestou-se em defesa da decisão do presidente Lula de revogar a medida que envolvia o monitoramento do Pix. Em declaração recente, Hoffmann argumentou que a revogação foi necessária não porque a oposição estava correta, mas devido ao volume alarmante de desinformação que estava prejudicando a população e a economia.

Segundo Hoffmann, a proliferação de mentiras e a exploração do medo das pessoas atingiram níveis preocupantes, causando problemas significativos, como muitos usuários deixando de utilizar o Pix, alguns comerciantes começando a cobrar taxas adicionais para transações via Pix e um aumento de golpes usando o nome da Receita Federal para cobrar taxas falsas.

A deputada reconheceu que houve falhas na comunicação inicial da medida, mas enfatizou que a prioridade do governo era proteger a população dos efeitos negativos da desinformação. Hoffmann destacou a nova Medida Provisória publicada pelo governo, que estabelece a criminalização da cobrança de taxas ou valores adicionais em vendas pagas com Pix, a equiparação do Pix ao pagamento em dinheiro, a isenção de impostos, taxas ou contribuições no uso do Pix e a garantia de privacidade total dos dados e transações financeiras dos usuários.

A presidente do PT também criticou duramente a oposição, especialmente os bolsonaristas, acusando-os de explorar o assunto para ganhos políticos visando as eleições de 2026. Ela relembrou outras campanhas de desinformação promovidas por esse grupo, como as fake news sobre vacinas e alegações infundadas sobre as intenções do governo Lula.

Hoffmann concluiu sua fala reafirmando o compromisso do partido com o Brasil e o povo brasileiro, declarando que enfrentarão essas mentiras com determinação, assim como fizeram no passado.

Com informações de redes sociais.