Um ex-servidor público da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa foi indiciado por estelionato majorado após aplicar golpes em pessoas com deficiência e transtorno do espectro autista. O homem de 33 anos, que já não faz mais parte do quadro de funcionários da Prefeitura, utilizou o sistema PIX para desviar cerca de R$ 100 mil das vítimas.
Em nota oficial enviada ao D’Ponta News, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa informou que, assim que tomou conhecimento das denúncias, abriu uma sindicância interna para apurar o caso. Apesar do servidor ter pedido demissão durante o processo, a administração municipal afirma ter colaborado integralmente com as investigações da Polícia Civil.
A Prefeitura ressalta seu compromisso com a transparência e com a ética no serviço público, e lamenta profundamente o ocorrido.
As investigações da Polícia Civil revelaram que o ex-servidor utilizou de estratégias sofisticadas para enganar suas vítimas. Em um dos casos, ele se passou por um amigo e ofereceu ajuda para desbloquear um cartão, aproveitando-se da confiança da vítima com transtorno do espectro autista. No outro caso, ele alegou estar realizando um trabalho acadêmico sobre acessibilidade para obter os documentos da vítima com deficiência.
Por Heryvelton Martins.