Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2025

Juiz bloqueia ordem executiva de Trump: “flagrantemente inconstitucional”

Decisão judicial suspende temporariamente a política que buscava encerrar a cidadania automática de crianças nascidas em território americano
2025-01-23 às 18:32

Um juiz federal dos Estados Unidos emitiu uma ordem de restrição temporária para bloquear a ordem executiva do presidente Donald Trump que buscava acabar com a cidadania por direito de nascimento no país. O juiz John Coughenour classificou a decisão de Trump como “flagrantemente inconstitucional” e atendeu ao pedido do procurador-geral de Washington e de outros três estados liderados pelos democratas.

A ordem suspende a implementação da política pelos próximos 14 dias. Coughenour questionou a constitucionalidade da medida, afirmando que a 14ª Emenda garante a cidadania a todas as crianças nascidas em solo americano. Ele também ponderou sobre o possível impacto negativo de longo prazo que a ordem teria sobre as crianças que tivessem sua cidadania negada.

Outros processos contestando a ordem executiva de Trump também estão em andamento em diferentes estados. O Departamento de Justiça, por sua vez, pediu ao juiz que adiasse a emissão de uma ordem bloqueando a política, alegando que as agências federais ainda estavam desenvolvendo as políticas necessárias para implementá-la.

Com informações de CNN.