Sábado, 25 de Janeiro de 2025

Exclusivo: Beto Preto detalha projeto do novo ambulatório oncológico de PG

2025-01-24 às 09:12

Em entrevista ao programa Manhã Total desta sexta-feira (24), o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, revelou pormenores do novo ambulatório oncológico da Santa Casa de Ponta Grossa. Ainda hoje, Beto assina o repasse de R$ 9,7 milhões para as obras de reforma do antigo Hospital Evangélico, que abrigará o estabelecimento de combate ao câncer.

“É importantíssimo porque já acontece aqui o tratamento da oncologia dentro das possibilidades da Santa Casa, que é um hospital de mais de 100 anos, então ela tem um espaço restrito. Nós estamos diante de vários gestos de desprendimento quando existe a doação do Hospital Evangélico para a Santa Casa. Ela mesma correu atrás, quero cumprimentar aqui toda a equipe. Eles fizeram os projetos, conseguiram colocá-los em dia. Vamos assinar hoje, de maneira pública, investimentos para o novo ambulatório de oncologia da Santa Casa que vai ser no antigo Hospital Evangélico”, aponta.

O secretário também revelou que já existem planos para ampliação dos serviços e dos investimentos no local, com a implementação da radioterapia sendo visada e o aumento da capacidade de internamentos. “Se alguém passar mal em uma quimioterapia, ele é internado. Onde? Na Santa Casa. Por isso que nós temos que dotar esse novo prédio de boas condições para os pacientes que necessitarem ficar por lá. No futuro teremos ali uma unidade de oncologia. É o primeiro passo, mas eu acho que Ponta Grossa vai ganhar a possibilidade de crescer, vai mais do que dobrar a capacidade de fazer acontecer o atendimento de oncologia nos Campos Gerais”, detalha.

Beto relembrou que existem certas dificuldades quando se trata de atender a região, visto que ela possui uma amplitude grande e engloba diversos municípios, mas eu os trabalhos do governo do Estado em conjunto com o desprendimento de certas pessoas têm auxiliado nas melhorias. Ele aponta ainda que a família responsável pelo terreno onde será implantando o ambulatório oncológico o doou: “A família Schefer doou o espaço. Doar um terreno valorizado e que vai servir àquele que se desloca. Vai atender majoritariamente Ponta Grossa, a maior cidade da região, mas também vai atender quem vem dos municípios da região. Vai ser consulta, tomografia, necessidade de fazer biópsia. Isso tudo nós vamos dar vazão para acontecer aqui”, destaca. Além disso, o secretário conta que o caixa responsável pelo ambulatório será do governo estadual, mas já existem projeções de uma parceria com o Ministério da Saúde para que possa fazer frente às despesas de custeio

Outras ações

Ainda durante a conversa, Beto falou sobre as diferentes frentes nas quais a pasa tem trabalhado, com combate à obesidade e atendimentos geriátricos. “Dentro da secretaria nós temos uma diretoria de atenção e vigilância, dentro dela temos uma coordenação de promoçõa à saúde e engloba diversos políticas, como tabagismo e obesidade. Vejo que nós estamos trabalhando muito as questões de longevidade. O Paraná é o primeiro estado a ter colocado na questão primária da saúde a política de atenção ao idoso Temos até um sistema informatizado que em um ano 100 mil idosos já responderam o cadastro todo. Por que é importante? Nós temos lá o índice de verificação de fraturas, condição de vida, se está tomando vacinas. Temos atuado em prevenção”, aponta o secretário.

A entrevista completa pode ser conferida abaixo: