O secretário de Infraestrutura e Planejamento de Ponta Grossa, Luiz Henrique Honesko, revelou detalhes sobre os planos da Prefeitura para dar continuidade às obras do segundo Lago de Olarias, que estavam paralisadas devido a problemas técnicos.
De acordo com Honesko, o projeto original do segundo lago foi elaborado quando o primeiro lago ainda estava em sua forma original. Porém, com o passar dos anos, o primeiro lago sofreu um processo de assoreamento, tornando-se mais raso. Isso resultou em um problema inesperado, pois nos períodos de cheia a água saía do primeiro lago e invadia o espaço onde estavam sendo realizados os trabalhos para a construção do segundo.
Para solucionar esse impasse, a Prefeitura desenvolveu uma nova estratégia que envolve o desassoreamento do primeiro lago e o relançamento da licitação, incluindo tanto o desassoreamento quanto as obras do segundo lago. “Para fazer o Lago II tem que desassorear o Lago I. Só este serviço deve custar R$ 6 milhões, para se ter uma ideia da complexidade. Iremos relançar essa licitação com o desassoreamento e com as obras do segundo lago”, explicou Honesko em entrevista ao Grupo D’Ponta News.
O projeto do segundo Lago de Olarias faz parte de um investimento maior de R$ 20 milhões na região. A expansão do complexo promete trazer benefícios significativos, como a melhoria no controle de enchentes, a ampliação das áreas de lazer para a população e a valorização imobiliária no entorno.