Quinta-feira, 06 de Fevereiro de 2025

Ex-funcionário da Prefeitura de PG é preso acusado de estelionato

2025-01-29 às 11:16
PCPR

A Polícia Civil cumpriu, na manhã desta quarta-feira (29), um mandado de prisão preventiva de um homem, de 33 anos, acusado de crimes de estelionato. O investigado é ex- funcionário da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e havia sido indiciado no início deste mês por golpes financeiros praticados contra duas pessoas com deficiência, em agosto e setembro de 2024.

As vítimas iniciais – um jovem autista de 22 anos e um homem de 42 anos – foram ludibriadas por diferentes estratégias, incluindo ofertas de auxílio para desbloqueio de cartão e um falso projeto de TCC sobre acessibilidade.

A investigação revelou um esquema recorrente: após obter documentos das vítimas, o suspeito abria contas bancárias e realizava empréstimos em seus nomes, transferindo imediatamente os valores para sua conta pessoal. A análise minuciosa da movimentação financeira comprovou um prejuízo aproximado de R$ 100 mil nestes dois casos. Os inquéritos foram encaminhados à Justiça, podendo resultar em pena superior a doze anos de reclusão.

Após a divulgação do caso, uma terceira vítima procurou a Delegacia de Polícia relatando ter sofrido golpe semelhante do mesmo suspeito. Utilizando-se da relação de confiança estabelecida no ambiente de trabalho, o investigado apresentou uma falsa proposta de investimento, respaldada por planilhas fraudulentas que prometiam retornos garantidos do capital investido.

O levantamento financeiro demonstrou que a terceira vítima teve prejuízo de aproximadamente R$ 3.000. Além disso, o suspeito havia solicitado documentos pessoais com a intenção de aplicar novos golpes, seguindo o mesmo padrão criminoso identificado nos casos anteriores.

O acusado será encaminhado ao Presídio Hildebrando de Souza, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Relembre:

Ex-funcionário da Prefeitura de Ponta Grossa é indiciado por estelionato contra vulneráveis

Áudios e prints revelam golpe de ex-funcionário da Prefeitura contra vulneráveis; confira

Ex-servidor de PG pode pegar mais de 12 anos de prisão por golpes