O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quarta-feira, 29 de janeiro, um investimento de R$ 6,4 bilhões para modernizar e qualificar 605 quilômetros de estradas no Paraná. O financiamento, aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), será destinado à concessionária EPR Litoral Pioneiro, responsável pela administração de rodovias que conectam o litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro do estado.
A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) celebrou os investimentos. “Com o governo Lula teremos mais segurança e agilidade nas estradas, beneficiando a população e a produção do Paraná”, destacou. O pacote de investimentos inclui R$ 829 milhões em financiamento direto e R$ 5,55 bilhões em emissão de debêntures. As principais melhorias previstas são:
– Duplicação de mais de 350 quilômetros de pistas
– Construção de 138 quilômetros de faixas adicionais
– Implantação de 73 quilômetros de vias marginais
Além disso, o projeto prevê a criação de 105 mil empregos diretos e indiretos ao longo dos 30 anos de concessão, sendo 43 mil nos primeiros cinco anos.
O investimento faz parte do Novo PAC e visa melhorar significativamente a infraestrutura rodoviária do Paraná. As rodovias beneficiadas incluem as federais BR-153, BR-277 e BR-369, além de diversos trechos de rodovias estaduais, atendendo 27 cidades paranaenses, incluindo Curitiba.
A malha concedida é um importante corredor logístico, conectando a Região Metropolitana de Curitiba ao litoral e ao Porto de Paranaguá, desempenhando um papel crucial no transporte da produção agrícola.
A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) destacou que o investimento trará mais segurança e agilidade nas estradas, beneficiando tanto a população quanto a produção do Paraná. Um ponto importante é que a tarifa de pedágio média será 31% inferior em relação às concessões anteriores.
Um dos destaques do projeto são as intervenções previstas na Serra do Mar (BR-277). A criação de faixas adicionais e obras de adequação visam melhorar a fluidez do tráfego, reduzir os tempos de viagem e minimizar os riscos de acidentes neste trecho crítico.
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, ressaltou que o projeto contribuirá para superar gargalos em infraestrutura e mobilidade, promovendo conectividade inclusiva e reduzindo a emissão de gases de efeito estufa.
Com este investimento, o governo federal demonstra seu compromisso em melhorar a infraestrutura rodoviária do Paraná, impulsionando o desenvolvimento econômico e proporcionando benefícios diretos à população.