A empresa Ethica Engenharia formalizou um pedido de extensão de prazo para conclusão da construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Uvaranas, em Ponta Grossa. O documento, obtido com exclusividade pela equipe do D’Ponta News, enviado à fiscalização municipal em 17 de janeiro de 2025, lista seis fatores que impactaram o cronograma original, exigindo 45 dias adicionais para finalização.
A Ethica Engenharia destacou que os fatores combinados comprometeram 19 dias úteis apenas em outubro. Diante disso, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Ponta Grossa anunciou a suspensão do Chamamento Público nº 001/2025, que tinha como objetivo a contratação de uma Organização Social sem fins lucrativos para gerir e operacionalizar a Unidade de Pronto Atendimento Uvaranas (UPA). O processo visava selecionar uma entidade para prestar serviços de saúde, além de administrar e manter toda a infraestrutura da unidade. A informação foi publicada no Diário Oficial do Paraná.
O prazo para a apresentação da documentação necessária estava previsto para encerrar em 4 de fevereiro de 2025, com a análise dos documentos programada para o dia útil seguinte. No entanto, a FMS não divulgou os motivos da suspensão, mas tudo indica que isso ocorre devido aos atrasos na entrega da Unidade por parte da empresa, nem uma nova data para o processo.
Vale ressaltar que na semana passada o Executivo municipal notificou a Ethica Serviços de Engenharia e Construção pelo atraso na entrega da obra. Vale ressaltar que a empresa solicitou um novo aditivo ao contrato nº. 179/2024, pedindo uma revisão no prazo de entrega da obra por mais 45 dias. A Prefeitura está analisando a solicitação. O prazo de execução do contrato original se encerrou em 22 de janeiro. A primeira previsão é que a obra fosse entregue ainda no mês de dezembro do ano passado, o que não aconteceu.