A Azul Linhas Aéreas comunicou oficialmente ao D’Ponta News o encerramento definitivo de suas operações no Aeroporto Santana, em Ponta Grossa, a partir de 10 de março de 2025. A decisão integra o plano de reestruturação da companhia, que já havia anunciado a suspensão de voos em 12 cidades brasileiras.
A medida foi justificada pelo aumento de custos operacionais, impactados pela alta do dólar e crise global na cadeia de suprimentos, além do ajuste entre oferta. A Azul destacou que “reavalia constantemente as operações como parte de um processo normal de adequação ao mercado”.
A decisão ocorre uma semana após a Azul anunciar a abertura de novas rotas estratégicas, como Campinas-Vilhena, reforçando a priorização de mercados com maior rentabilidade.
A companhia iniciou suas operações na cidade em 13 de outubro de 2016, após um acordo com o governo do Paraná que incluiu incentivos fiscais e investimentos em infraestrutura. Vale ressaltar que diante disso, foi investido R$ 10 milhões (Prefeitura) e R$ 4 milhões (Governo do Estado), para modernização do terminal, e a pista ampliada para receber aeronaves maiores.
Por Heryvelton Martins.