O professor Luís Tonelotto Rodrigues, que tem mais de 4 milhões de seguidores no TikTok, criou uma petição pública contra o veto de celulares em escolas, que já conta com mais de 1,5 milhão de assinaturas.
O texto do abaixo-assinado reconhece os problemas decorrentes do excesso de uso de celulares, mas alega que a proibição “ignora o potencial dessas ferramentas para o desenvolvimento pedagógico”.
“A proibição não só desconsidera a realidade digital em que vivemos, mas também priva os estudantes de recursos que podem facilitar o aprendizado, especialmente para aqueles com necessidades especiais. É exatamente por reconhecer os desafios do uso excessivo de telas e os riscos associados que propomos uma abordagem mais equilibrada e efetiva: a regulamentação do uso de dispositivos móveis para fins pedagógicos. Em vez de simplesmente proibir, esta lei busca integrar a tecnologia de forma responsável e consciente, promovendo o uso adequado desses dispositivos como ferramentas de aprendizado”, aponta o texto.
Na Lei Federal já está previsto o uso de smartphones em determinadas situações, como em atividades pedagógicas e didáticas. Além disso, eles não são proibidos se forem necessários para casos de acessibilidade ou inclusão.
O Ministério da Educação rejeitou a possibilidade de fazer mudanças e reforçou que há autonomia por parte das instituições sobre como agir em certos pontos, inclusive a forma de guardar os aparelhos, até que orientações nacionais sejam divulgadas.
Clique aqui para acessar a petição e aqui para acessar o TikTok do responsável pelo documento.
Informações: Banda B