A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa orienta os usuários do Passe-Livre sobre como proceder para obter o benefício, evitando filas e a necessidade de retornar ao Terminal por falta de documentos. Mesmo com o protocolo sendo igual aos anos anteriores, o objetivo deste passo a passo é esclarecer dúvidas dos usuários.
Para novos pedidos de Passe-Livre
O aluno ou responsável deve solicitar na escola um documento que comprove o direito ao benefício.
Esse documento deve ser entregue no Departamento de Transporte, no Terminal Central, junto com os documentos pessoais do estudante e do responsável (RG, CPF e comprovante de residência).
Para alunos que não mudaram de escola nem de endereço
Se não houve mudança na escola ou endereço, a renovação do benefício é automática. Basta apenas realizar a recarga.
Para alunos que mudaram de escola ou endereço, ou que farão uma nova solicitação
Os alunos que tiveram mudança devem procurar suas instituições de ensino para atualizar e verificar sua situação. Com a declaração da escola confirmando o direito ao benefício, o estudante deve levar esse documento, juntamente com os documentos pessoais do aluno e do responsável, ao Terminal para realizar um novo pedido.
Para fazer a recarga do Passe-Livre, é necessário levar algum documento?
Sim. O aluno ou responsável deve apresentar um documento que comprove a propriedade do cartão, a fim de evitar fraudes.
Para alunos que têm direito ao Passe-Livre, mas não conseguiram fazer a recarga até o dia 20, o que fazer?
Caso o estudante tenha direito ao benefício, mas não tenha realizado o cadastro ou atualizado a documentação até o dia 20, os créditos do Passe-Livre estarão disponíveis a partir de março. Enquanto isso, o estudante receberá um cartão estudante meia-passagem, permitindo a recarga imediata para uso no mês de fevereiro, pagando meia passagem até a liberação do Passe-Livre para março e meses seguintes.
O secretário municipal de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, destaca que, com a implementação do cartão Conecta PG, a Prefeitura de Ponta Grossa investe em mais comodidade e segurança no transporte coletivo, permitindo que os usuários agilizem diversas solicitações pelo aplicativo e evitem filas.
“Com o app do Conecta PG, o usuário poderá resolver questões como Passe-Livre, meia-passagem e outros benefícios de forma digital, sem precisar enfrentar filas no atendimento presencial”, afirma o secretário.
da assessoria