Quinta-feira, 06 de Fevereiro de 2025

Força-tarefa se reúne em Curitiba para evitar fim das operações da Azul em PG

Reunião técnica busca analisar as alegações da empresa e apresentar propostas para reverter a decisão de suspender os voos entre Ponta Grossa e Campinas
2025-02-05 às 17:52

Uma reunião técnica marcada para esta quinta-feira (6) em Curitiba busca evitar o encerramento das operações da Azul Linhas Aéreas no Aeroporto Santana, em Ponta Grossa. A medida foi articulada pelo governo do Paraná após a empresa anunciar em primeira mão para o D’Ponta News a suspensão dos voos entre a cidade e Campinas (SP) a partir de 10 de março, citando custos operacionais elevados, crise na cadeia de suprimentos e alta do dólar.

Organizada pela Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil), o objetivo é analisar as alegações da Azul, que incluem a “deficiência em áreas operacionais” em Ponta Grossa, e apresentar propostas para reverter a decisão. Vale destacar que a reunião contará com representantes de:

  • Prefeitura de Ponta Grossa, incluindo a prefeita Elizabeth Schmidt;
  • Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg);
  • Secretaria da Fazenda e Invest Paraná;
  • Deputados estaduais, como Marcelo Rangel (PSD) e Fabio Oliveira (Podemos)

A medida foi justificada pelo aumento de custos operacionais, impactados pela alta do dólar e crise global na cadeia de suprimentos, além do ajuste entre oferta. A Azul destacou que “reavalia constantemente as operações como parte de um processo normal de adequação ao mercado”.

A decisão ocorre uma semana após a Azul anunciar a abertura de novas rotas estratégicas, como Campinas-Vilhena, reforçando a priorização de mercados com maior rentabilidade.

Operações indicaram em 2016

A companhia iniciou suas operações na cidade em 13 de outubro de 2016, após um acordo com o governo do Paraná que incluiu incentivos fiscais e investimentos em infraestrutura. Vale ressaltar que diante disso, foi investido R$ 10 milhões (Prefeitura) e R$ 4 milhões (Governo do Estado), para modernização do terminal, e a pista ampliada para receber aeronaves maiores.

CLIQUE E SAIBA MAIS.