A Azul Linhas Aéreas confirmou o encerramento das operações no Aeroporto Santana, em Ponta Grossa, a partir de 10 de março de 2025, apesar dos benefícios fiscais garantidos pelo Governo do Estado do Paraná no âmbito do Programa Voe Paraná. A decisão, anunciada em 4 de fevereiro, integra um plano de reestruturação que já suspendeu voos em 14 cidades brasileiras.
Em resposta aos questionamentos feitos pelo D’Ponta News, o Governo do Estado afirmou que a cidade nunca deixou de integrar o programa, nem mesmo houve essa discussão. O Estado reiterou que a Azul continua usufruindo de redução da base de cálculo do ICMS para 7% nas aquisições de querosene de aviação (QAV) no Paraná, conforme o art. 11-B do Decreto 6.434/2017, e isenção de ICMS em importações de componentes aeronáuticos, com base no art. 11-D do mesmo decreto.
A companhia alegou aumento de custos operacionais, impactados pela alta do dólar, escassez global de peças aeronáuticas e ajustes na oferta de voos. A rota Ponta Grossa-Campinas, operada três vezes por semana com tarifas a partir de R$ 550,89, registrou mais de 16 mil passageiros em 2024, mas foi considerada “não rentável” diante da priorização de mercados estratégicos, como a nova rota Campinas-Vilhena.
A resposta veio diante do pedido da prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schimdt (União), para que o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), renovasse os incentivos fiscais sobre ICMS do querosene de aviação. Segundo o documento obtido pela equipe do D’Ponta News, a cidade já faz parte do programa e continuará fazendo.
Por Heryvelton Martins.