Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2025

Fotografia com smartphones: o que levar em consideração na hora de adquirir um novo aparelho

2025-02-12 às 15:36

A fotografia é uma paixão maravilhosa e, desde o advento do smartphone, ela se tornou acessível e apreciada por todos. Ao escolher um telefone, cada vez mais pessoas consideram antes de tudo a presença de uma excelente câmera para que possam tirar belas fotos com seu celular. 

Dessa forma, os celulares não são mais escolhidos apenas por suas funcionalidades básicas, mas pela qualidade fotográfica e alguns de seus recursos. Um deles é o efeito Portrait Lighting, que deu um grande up na câmera do Iphone X, por exemplo.

Mas como saber qual o melhor aparelho celular para tirar fotos? 

A verdade é que a qualidade das fotos quanto e dos vídeos está diretamente ligada aos componentes e à capacidade de desempenho para aperfeiçoar as imagens no pós-processamento, para suportar maiores resolução em vídeos junto com estabilização de imagens e outras tecnologias. 

No entanto, como perceberemos no decorrer da lista a seguir, uma câmera com mais megapixels em seu sensor não é, necessariamente, sinônimo de uma câmera melhor. Isso porque um sensor maior aliado a um bom poder de desempenho podem capturar fotos com mais nitidez e menos ruídos do que um sensor de 108 MP em um smartphone menos poderoso. 

Então quais fatores devemos considerar ao escolher um aparelho celular com uma boa câmera?

Megapixels: Quantos são realmente necessários?

Normalmente, tendemos a focar simplesmente na quantidade de megapixels que uma câmera tem para saber se é um bom celular ou não, mas há outros dados que também são relevantes para saber sobre a qualidade do aparelho. 

Em primeiro lugar, o custo-benefício e as suas reais necessidades são muito importantes na hora de ir às compras. O já citado iPhone X, por exemplo, pode ser uma ótima escolha para quem quer qualidade, mas não precisa estar acompanhando as últimas evoluções.

Mas voltando aos megapixels, é claro que eles são importantes, pois nos permitem saber a quantidade de detalhes que a imagem pode conter. Quando falamos em megapixels, estamos nos referindo à resolução real das fotos que vamos tirar e quanto mais megapixels houver, mais nítidas as fotos ficarão quando ampliadas.

Mas qual é o número de megapixels recomendado para uma câmera de celular? Hoje em dia, dependendo das suas necessidades, não é recomendado optar por celulares com menos de 48 MP, mas a qualidade da imagem também será determinada por outros fatores. 

Entre eles podemos observar a abertura focal, verificar se ela tem boa estabilização de imagem, a capacidade de zoom e se ela tem foco automático.

Todas essas especificações sempre aparecem nas configurações dos smartphones e são os elementos a serem levados em consideração. Você também deve verificar se ele possui bons recursos de gravação de vídeo, caso seu foco para guardar recordações também seja este, tanto em formato quanto em resolução, e se inclui recursos extras, como câmera lenta, por exemplo.

Estabilização de imagens

A estabilização de imagem pode fazer uma grande diferença na qualidade de suas fotos e vídeos. A Estabilização Ótica de Imagem (OIS) é uma tecnologia que ajuda a reduzir o desfoque causado pela trepidação da câmera. Isso permite capturar imagens nítidas e claras, mesmo em situações de pouca luz ou ao usar zoom. Esse recurso é especialmente útil para quem gosta de tirar fotos em movimento ou em condições de pouca luz.

Alguns telefones, como o próprio iPhone X, também oferecem estabilização eletrônica de imagem (EIS), que usa software para corrigir a trepidação da câmera. A combinação de OIS e EIS pode fornecer resultados impressionantes, garantindo que fotos e vídeos sejam sempre de alta qualidade. A estabilização de imagem também é relevante para quem usa o celular para gravar vídeos, pois garante gravações suaves e profissionais.

Abertura focal e seu impacto na fotografia

A abertura focal determina a quantidade de luz que entra no sensor da câmera. Uma abertura maior permite a entrada de mais luz, o que é útil em condições de pouca luz, pois ajuda a capturar imagens mais brilhantes e detalhadas. 

Além disso, uma abertura ampla também permite criar um efeito bokeh, que desfoca o fundo e destaca o assunto principal da foto. A abertura é medida em f-stops, com um número menor indicando uma abertura maior. Por exemplo, uma abertura de f/1.8 é maior que uma abertura de f/2.8, o que significa que a câmera pode capturar mais luz no mesmo período de tempo.

Capacidades de zoom: óptico versus digital

A capacidade de zoom é outro fator importante a ser considerado ao escolher uma boa câmera de celular. O zoom óptico usa o hardware da câmera para dar zoom no objeto, mantendo a qualidade da imagem. É especialmente útil para capturar detalhes a longas distâncias, pois permite que você se aproxime do objeto sem perder a qualidade da imagem. 

O zoom digital apenas corta a imagem, o que pode resultar em perda de qualidade. Alguns telefones oferecem zoom óptico de até 5x ou mais, proporcionando grande versatilidade para capturar uma grande variedade de cenas. Por outro lado, o zoom digital pode não ser útil em situações em que um alto nível de detalhes não é necessário.

Tipos de lentes em celulares

Se você não sabe quantas lentes um smartphone deve ter, não se preocupe, a verdade é que não existe uma resposta certa, pois tudo vai depender do uso que você vai dar ao seu aparelho. O que está claro é que hoje rejeitamos aparelhos que tenham apenas uma lente, pois isso avançou muito nos últimos anos. Quando falamos de câmeras digitais, estamos realmente nos referindo às diferentes lentes que são usadas para coisas diferentes. A qualidade será determinada pela câmera principal, mas também encontramos outros tipos de lentes.

Grande angular

Este recurso permite que você tire fotos com um ângulo de visão mais amplo, o que significa que você pode capturar objetos melhor expandindo o campo de visão. É perfeito para tirar fotos de perto quando queremos apreciar toda a paisagem.

Sensor de profundidade

Com esse sensor obtemos fotos com maior desfoque de fundo, dando assim mais destaque ao objeto na primeira camada.

Lentes macro

Lente macro ideal para fotos detalhadas e em close-up, ela permite capturar todos os detalhes daqueles objetos que estão próximos de você, quase como se fosse um zoom e dá uma qualidade maior.

Câmera selfie

Não podemos esquecer da câmera de selfie, que é aquela que costumamos usar para tirar fotos de nós mesmos ou fazer videochamadas.

Comparada às câmeras tradicionais, celulares obviamente tem seus prós e contras. As vantagens do celular certamente incluem os custos mais baixos, especialmente porque não há necessidade de comprar lentes ou acessórios adicionais. Além disso, a vantagem absoluta é a conveniência de poder carregar uma câmera com você, porque ela está incorporada ao nosso confiável smartphone, do qual nunca abriríamos mão.

Quanto aos contras, em comparação com as câmeras profissionais, os smartphones ainda tem uma qualidade inferior, com algumas deficiências técnicas associadas. Por mais tecnológicos que sejam, esses aparelhos ainda não conseguem reproduzir e satisfazer a qualidade das máquinas profissionais.