A expectativa em Brasília é que, nos próximos dias, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, encaminhe ao STF a primeira denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A tendência é que o procurador denuncie Bolsonaro por liderar uma organização criminosa com objetivo de realizar um golpe contra o Estado Democrático de Direito. O roubo das joias e a fraude nos cartões de vacina ficariam para um outro momento. Só por esse primeiro crime, a pena solicitada será, com certeza, superior a 10 anos de prisão.
Fora a previsibilidade da denúncia, resta a dúvida sobre como reagirão as hostes bolsonaristas e como se comportará a base governista de centro-esquerda e esquerda.
Os seguidores de Bolsonaro partirão para o ataque? Chamarão mobilizações na Paulista? Ou entubarão a denúncia e buscarão articular a anistia no Congresso Nacional? Imagino que não irão subir a temperatura. Até porque, mesmo com o apoio neopentecostal do Malafaia, não conseguiriam repetir performances anteriores. Penso que buscarão o caminho parlamentar, onde acreditam ter votos suficientes para aprovar medidas legislativas, contando com o apoio do presidente da Câmara, Hugo Motta.
E a base do governo, como se movimentará? Deixará para lá e não colocará pressão no tema, avaliando que Bolsonaro não será candidato em 2026? Fará uma movimentação nas redes a partir dos mandatos, teatralizando a prisão iminente? Articulará com lideranças no Congresso para evitar o avanço da ideia de anistia, mesmo que parcial? Ou usará a denúncia como combustível de agitação e propaganda, mobilizando suas bases para atacar o bolsonarismo como um todo, e não o indivíduo Bolsonaro?
Penso que, para a base governista, a última alternativa traria mais resultados no acúmulo de forças para 2026. É claro que, com o cuidado de não fazer o serviço para a direita democrática, eliminando uma força política que os atrapalha bastante sem que precisem deixar suas digitais. Mas acredito que à centro-esquerda e à esquerda esteja faltando mostrar claramente às suas bases sociais a existência de um inimigo. E creio que o momento da denúncia possa ser favorável, dada a grande exposição midiática que terá.
Oliveiros Marques é sociólogo, publicitário e comunicador político.