Uma mulher de 29 anos foi presa na madrugada deste domingo (16) em Arapongas, sob a acusação de abandono de incapaz. O incidente ocorreu quando seu filho de 8 anos, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi encontrado sozinho em casa, o que levou à intervenção das autoridades locais.
De acordo com o CGN, a Guarda Municipal foi chamada por volta de 00h31 após uma denúncia anônima. Ao chegarem ao local, os agentes não conseguiram contato com a mulher, então o Conselho Tutelar foi acionado para garantir o apoio necessário. Com a presença da conselheira tutelar, foi possível entrar na residência, onde a criança estava sozinha. Ela foi entregue ao pai, que não mora com o filho.
A mãe, que havia saído de casa, retornou por volta das 3h da manhã e, ao ser informada sobre a acusação, resistiu à abordagem dos agentes, exigindo o uso de algemas para sua contenção. A mulher foi presa e levada à 22ª Subdivisão Policial de Arapongas, onde permanece à disposição da justiça, acompanhada durante todo o processo pela conselheira tutelar.