Recentemente, diversas regiões de Ponta Grossa tiveram o abastecimento de água afetado – de acordo com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), a principal causa é o calor excessivo, que ocasiona no aumento do consumo. Conforme a empresa, as temperaturas registradas nos últimos dias têm batido marcas históricas, com cidades chegando até 40ºC. “Para citarmos apenas Ponta Grossa, houve sucessivos dias de temperatura elevada, acima dos 30º C, principalmente no último trimestre do ano, o que naturalmente influencia no comportamento do consumo de água tratada e na operação do sistema de abastecimento”, comenta a gerente-geral da Sanepar na região Sudeste, Simone Alvarenga de Campos.
Em Ponta Grossa, a empresa tem registrado que os reservatórios estão em níveis críticos. A pedido do D’Ponta News, a Sanepar respondeu alguns questionamentos sobre quais regiões estão consumido mais água. De acordo com a companhia, “com exceção do Centro, as outras regiões da cidade apresentam aumento no consumo em relação ao mesmo período do ano passado”. No entanto, a companhia aponta as três regiões que mais estão consumindo água. São elas: Uvaranas, Oficinas e Palmeirinha.
O aumento também se dá devido à ampliação do período de consumo: “Historicamente, o pico de consumo diário em Ponta Grossa ocorria entre as 11 e as 13 horas. Atualmente, com o calor, houve ampliação nesse período de consumo, ficando entre às 10h e às 15 horas. Assim, além de três horas a mais de alta demanda, nos dias mais quentes o consumo chega a se elevar em torno de 25% nesta faixa de horário”, explica Campos.
Mudanças
Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (17), a empresa afirma que para amenizar o impacto dessas mudanças e atender a demanda, que aumenta também com o crescimento da cidade, a está investindo em obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água e em melhorias nas suas estruturas de produção e distribuição de água. Além disso, nos próximos 60 dias deve ser concluída uma obra que vai aumentar cerca de 15% a produção, compreendendo uma nova captação no Rio Pitangui e uma nova adutora de água.
A Sanepar também afirma que investe permanentemente em ampliações e melhorias operacionais na infraestrutura do sistema de abastecimento de Ponta Grossa. “Somente nos últimos cinco anos, foram injetados mais de R$ 61 milhões no sistema de abastecimento da cidade. No mesmo período, houve um acréscimo de mais de 20,6 mil economias de água em Ponta Grossa”, aponta o comunicado da companhia.
Auxílio da população
A população também pode ajudar a manter a regularidade do sistema, adotando hábitos de consumo inteligentes em sua rotina de uso da água tratada. E, mesmo nas atividades essenciais, buscar horários alternativos para realizá-las, sempre que possível, evitando a sobrecarga no sistema. Algumas dicas que podem ser seguidas são:
– Não utilizar água potável para diminuir a poeira das calçadas, nem varrer resíduos;
– Não usar a água tratada para lavagem de veículos;
– Não desperdiçar água enchendo e esvaziando piscinas;
– Reduzir o número de lavagens de roupa, acumulando peças e usando a capacidade máxima da máquina de lavar;
– A água de lavagem e enxágue de roupas deve ser aproveitada para outras atividades, como lavagem de pisos, calçados, tapetes;
– Os banhos devem ser rápidos: apenas cinco minutos de chuveiro consomem de 70 a 100 litros de água, dependendo do modelo do aparelho;
– É preciso redobrar os cuidados com a hidratação: água tratada deve ser priorizada para consumo humano e de animais domésticos, na alimentação e na higiene;
– Ao lavar a louça, feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo;
– Feche a torneira também enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba: torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto!
– Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga;
– Nas caixas de descargas acopladas, coloque dentro uma garrafa PET de 1,5 ou 2 litros fechada, com água ou areia. Com isso, a cada descarga, há uma economia de 1,5 l ou 2l;
– Ao identificar qualquer possível vazamento de água na rede da Sanepar, entre em contato direta e primeiramente com a Companhia. Os canais de atendimento ao cliente são: WhatsApp (41) 99544-0115; telefone 0800 200 0115; site https://site.sanepar.com.br/servicos; e-mail da Sanepar, que pode ser consultado no link https://site.sanepar.com.br/consulta/escritorios-enderecos-telefones onde também estão os endereços das Centrais de Relacionamento e os horários de atendimento. Ainda, há o aplicativo Sanepar Mobile e o telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana e a ligação é gratuita.
Leia também: