O comandante do 4º Comando Regional de Polícia Militar de Ponta Grossa, Coronel Renato dos Santos Taborda, participou do programa ‘Manhã Total’ nesta segunda-feira (17) e abordou temas como a segurança pública, a atuação das forças policiais e o impacto das drogas na sociedade.
Taborda detalhou a divisão de responsabilidade da corporação, que abrange 64 municípios na região. “O primeiro batalhão, que é o de Ponta Grossa, vamos dizer que é a matriz e inclui as cidades da região. E as nossas filiais são Guarapuava, que é o 16º batalhão, pega o 26º batalhão de Telêmaco Borba, o 27º de União da Vitória, a 8ª companhia independente de Irati e a 10ª companhia independente de Laranjeiras, recém criada”, explicou.
Em relação à estrutura da corporação, Taborda falou sobre as melhorias nas condições logísticas. “Hoje estamos muito bem nas questões logísticas e estamos ampliando. Não temos mais dificuldades com viaturas e outras dificuldades que tínhamos.” Ele também mencionou a modernização dos equipamentos da Polícia Militar, com a aquisição de armas de qualidade. “Tivemos a primeira licitação internacional de compra de armas. Hoje os nossos policiais usam beretta italiana, todos nós usamos beretta italiana”, conta.
Além disso, o comandante comentou sobre o esforço contínuo para aumentar o número de efetivos, com a mudança na legislação que permite a contratação de novos policiais. “Claro que trabalhamos com efetivo mínimo, todas as unidades têm um efetivo suficiente para dar o atendimento necessário. Hoje as contratações estão correndo e o Estado já autorizou a contratação de mais policiais”, informa.
Crédito: Reprodução
AJUDA DA POPULAÇÃO
Taborda também falou sobre a atuação da Polícia Militar em diferentes bairros e comunidades. “Eu acho um absurdo a pessoa morar em um bairro e meia dúzia toma conta do bairro e ninguém faz nada, toque de recolher”, declarou, destacando a presença do policiamento na prevenção de crimes.
O comandante enfatizou o papel da população no combate ao crime e a importância da colaboração através de canais de denúncia. “A população é fundamental nesse aspecto. Nós temos vários instrumentos que a população pode ajudar e não precisa se preocupar com retaliação. Tem a opção do disk denúncia”, disse. Ele detalhou que, por meio dessas denúncias, como a descrição de traficantes, podem ser coletadas, permitindo à polícia agir com mais eficiência.
INTEGRAÇÃO
A integração entre órgãos de segurança também foi um ponto abordado por Taborda. “Nós temos uma boa ligação com a polícia federal, trabalhamos alinhados”, ressaltou, destacando a importância de uma rede de informações entre a Polícia Militar, Civil e outros órgãos.
Crédito: Reprodução
PATRULHAMENTO RURAL
Sobre o patrulhamento rural, o comandante mencionou a criação da Patrulha Rural, que visa combater crimes na zona rural e fortalecer a segurança nas áreas mais afastadas. “A Patrulha rural não é algo de hoje, ela já vem sendo feita há muitos anos, mas houve uma implementação. Foi feito o lançamento da patrulha rural, uma patrulha rural que cadastra todos os moradores da área rural”, explicou.
Taborda também destacou o papel da Patrulha Rural, que tem gerado resultados positivos com prisões e informações coletadas na região. Ele acrescentou que os moradores da área rural têm mais confiança na polícia devido à presença constante das patrulhas.
TRABALHO AMBIENTAL
Em relação ao trabalho ambiental, o Coronel falou sobre a atuação do Batalhão de Polícia Ambiental e sua parceria com o Instituto Água e Terra (IAT). “O meio ambiente é o que está em grande discussão, a sustentabilidade e a vida no planeta e o nosso estado possui o selo de sustentabilidade”, afirmou, destacando a importância de procurar órgãos ambientais para evitar crimes ambientais.
CONSELHO AOS JOVENS
Quando questionado sobre os jovens e o uso de drogas, Taborda fez um apelo. “Você jovem que está me ouvindo, a vida é levantar cedo, trabalhar e buscar o teu espaço. Se você seguir da forma errada, você só vai ter duas saídas, ou você vai para a cadeia ou você vai para o cemitério.” O comandante reforçou que o consumo de drogas sintéticas é um problema crescente e alertou para os danos causados tanto para o indivíduo quanto para a sociedade. “Tem muita gente de família boa que usam drogas sintéticas, infelizmente. Mas eles não sabem o mal que estão fazendo para si e para a sociedade”, afirmou.
Ele concluiu sua participação no programa com um conselho aos jovens, destacando as consequências do envolvimento com as drogas. “Com a droga a pessoa perde o tempo da vida, daqui à pouco está mais velho e não produziu nada, vai ficar desamparado. Vai parar na Praça dos Polacos [praça localizada na região central de Ponta Grossa], sentado em um banco, e incomodando aqueles que não tem culpa nenhuma dos seus problemas pessoais”, desabafou.