Quarta-feira, 21 de Maio de 2025

Aspirante Polinski recomenda o que fazer em situações de afogamento

Polinski recomenda que a população evite se expor a riscos, em caso de afogamento
2025-02-17 às 18:21
Fyama Eschipio

O aspirante Israel Polinski, do Segundo Batalhão do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa, concedeu uma entrevista ao Portal D’Ponta News, durante a tarde desta segunda-feira (17). Durante a sua fala, disse sobre os cuidados necessários durante o lazer em rios e cachoeiras e como proceder em caso de afogamento.

Relembrando a última ocorrência de afogamento registrada no domingo (16), onde um jovem de 23 anos perdeu a vida após tirar uma foto na margem da Cachoeira da Marquinha, em Ponta Grossa, o aspirante aconselhou a população. “Na cachoeira da mariquinha tem uma região que é rasa, e mais para o fundo, tem um local que é sinalizado, porque é perigoso, é importante evitar. Locais onde não se tem conhecimento de como é a região, não se sabe se tem pedras ou algum objeto que pode te deixar preso, é preciso ter cuidado”, alertou.

Relembre o caso:
Jovem morre afogado na Cachoeira da Mariquinha.

O aspirante ainda citou que as ocorrências de afogamento são mais presentes com crianças e alertou que os pais sempre fiquem atentos. Colocando nos pequenos algum material de flutuação, como um colete salva vidas.

RECOMENDAÇÕES
Polinski recomenda que a população evite se expor a riscos, em caso de afogamento. Conforme expõe o aspirante, a falta de treinamento adequado, pode ocasionar em mais vítimas durante a tentativa de salvamento. “O ideal é fornecer algum material flutuante, se tiver uma boia é melhor. Mas na falta da boia, uma bola também pode ajudar. Caso presencie um afogamento, ligue imediatamente para as autoridades competentes. Ligue no 193, para os bombeiros”, cita.

Em relação a um resgate realizado sem a ajuda do Corpo de Bombeiros, o aspirante recomenda alguns cuidados que podem ser feitos antes da chegada do resgate. “É possível posicionar essa vítima lateralizada, caso tenha se afogado ou esteja tossindo muito. Lateralize essa vítima com a parte direita, deitada sobre um ambiente horizontal”, finaliza.

Por Camila Souza.