Um Ford Fiesta com identificação adulterada foi localizado e apreendido pela equipe GRR Bravo da Guarda Civil Municipal (GCM) de Ponta Grossa, em ação conjunta com a equipe GRR Alpha, no Jardim Barreto, por volta das 13h40 desta quinta-feira (20). A operação seguiu informações recebidas via COGM e Muralha Digital.
Durante a abordagem, foi constatado que a placa do carro não correspondia à sua identificação real. A equipe de fiscalização realizou uma vistoria detalhada e verificou que o número do chassi estava lixado e remarcado de forma superficial, apresentando uma pintura vermelha que não condizia com a cor original do veículo. Além disso, foi encontrado um número de motor que não correspondia ao cadastrado no sistema, também com marcas de remarcação caseira.
O condutor do veículo, ao ser questionado sobre as irregularidades, admitiu ter trocado o motor do carro, pois o anterior havia quebrado. No entanto, ele não soube informar a procedência do motor instalado no veículo. Quanto aos vidros, foi encontrado parcialmente o número do chassi em um deles, mas o condutor alegou que trocou um vidro e que os demais já estavam no carro quando o adquiriu. Não foi encontrada nenhuma plaqueta de identificação parcial do chassi em outras partes do monobloco do veículo.
Após a análise, a equipe solicitou apoio de agentes de trânsito, que confirmaram que o lacre da placa traseira não era o original de emplacamento. O condutor, ao ser indagado sobre como adquiriu o veículo, informou que comprou o carro por R$1.500,00 através de uma negociação feita na rede social Facebook. Ele afirmou que conferiu a placa e o Renavam.
A Central de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança de Ponta Grossa informou que o proprietário original do veículo, residente em Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, já havia registrado queixas sobre multas aplicadas ao veículo na cidade. Posteriormente, a GCM entrou em contato com os irmãos do proprietário, que forneceram detalhes sobre o caso, incluindo o contato do verdadeiro proprietário e uma foto do veículo original, que já estava com placa Mercosul. Em consulta aos sistemas, foi encontrado um boletim de ocorrência registrado em Curitiba, onde o proprietário denunciou o furto das placas.
Diante dos fatos, o condutor e o veículo foram encaminhados à 4ª Central de Flagrantes para os procedimentos necessários de Polícia Judiciária.