Nesta sexta-feira (21), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou de solenidade de inauguração de 10 novos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital da Criança de Maringá (PR). A estrutura ampliada beneficiará crianças a partir de 29 dias de vida e adolescentes de até 16 anos incompletos, garantindo atendimento especializado e ampliando a capacidade hospitalar da região.
O hospital, administrado pela Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, foi inaugurado em setembro de 2024 e já recebeu R$ 5,7 milhões em investimentos do governo federal. A unidade atende pacientes de Maringá e de outras 212 cidades das regiões Noroeste e Norte do Paraná.
“Houve um investimento de R$ 5,7 milhões do Ministério da Saúde em equipamentos para o hospital, que tem essa proposta de ser uma entrega progressiva de leitos. É um passo importante que vai beneficiar não apenas a população de Maringá, mas outros municípios da região”, destacou a ministra.
A pequena Alana Maria do Prado de Jesus, de 1 e 7 meses, que tem adenoide grave, será uma das pacientes beneficiadas com a entrega do serviço. Os pais dela, Anderson Paulino de Jesus e Franciele Fernandes do Prado, moradores de Doutor Camargo (SP), celebraram o fato de poderem buscar atendimento mais perto. “Essa inauguração representa uma vida nova para ela. Ela não respira direito, não dorme direito, tem dificuldade pra correr”, celebra a mãe pela possibilidade de uma melhor condição de tratamento.
Para procedimentos cirúrgicos que não exigem internação, o hospital conta com o serviço de Hospital Dia, que oferece pronto atendimento referenciado, centro de especialidades, centro de imagem e um centro cirúrgico moderno.
da Secom