Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024

Ponta Grossa registrou 41 ocorrências de incêndio ambiental somente em abril de 2020

2020-04-28 às 09:38

Ponta Grossa registrou na segunda-feira (27), cinco ocorrências de incêndio ambiental. Dentre essas ocorrências, a que mais chamou atenção foi a de um incêndio em vegetação no bairro Rio Verde que ocorreu no final da tarde. O incêndio foi extenso em área, porém a vegetação era predominante rasteira e as chamas atingiram a altura de no máximo 1,5m. Não houve vítimas neste e em nenhuma das outras ocorrências.

Sobre esse incêndio específico, o 2º GB (Grupamento de Bombeiros), repassou algumas informações sobre o acontecimento, confira:

Local: Rua Leopoldo Froes, s/n, Bairro Rio Verde – PG. Interior da empresa BRF.

Ambiente: Terreno da BRF.

Descrição: Incêndio de superfície que se alastrava pelo reflorestamento de eucaliptos. Área total de 47 hectares de reflorestamento dividida preventivamente em 15 talhões, com aceiro de aproximadamente 4m de largura (largura suficiente para a vegetação de superfície). O aceiro de n.º 09 é o que estava queimando. No início o incêndio se alastrava rapidamente principalmente pela ação dos ventos e pelo pequeno aclive existente no terreno. A Técnica de Segurança encontrava-se no local, a qual disponibilizou inicialmente 2 brigadistas com uma caminhonete com kit pic up e deixou a disposição mais 60 brigadistas e 10 bombas costais.

Provável causa: Não apurado. Apenas identificou-se que o início do incêndio se deu na lateral do terreno que faz divisa com a Rua Rio Verde.

Medidas tomadas: Haja vista a maior parte do talhão já ter queimado foi optado pelo combate indireto do fogo contra fogo, com queima em L e contra o vento, utilizando os aceiros como linhas de defesa. Foi estacionado o ABTR em local estratégico para um rápido deslocamento, se necessário. Realizado prevenção nas linhas de defesa durante a execução do contra fogo. Durante a prevenção as linhas de defesa eram rasteladas para remoção dos materiais combustíveis (folhas).

Serviço realizado: Combate indireto utilizando fogo contra fogo contra o vento, realizando uma queima em L. Haja vista o combate ser indireto, não foi necessária a utilização da equipe da brigada da empresa.

Término da operação: 22h10 do mesmo dia.

Órgãos de apoio: Agentes de Trânsito da Guarda Municipal e três integrantes da Brigada de Incêndio da empresa.

O D’Ponta News entrou em contato com o Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa para saber o que teria provocado essas situações, bem como fatores que podem ajudar em ocorrências dessa natureza, segundo os Bombeiros o tempo seco é um fator predominante para isso.

“A questão de ontem foi pontual, isso deve-se ao clima bastante seco, falta de chuvas, geralmente o período de maior índice é o período de inverso. Onde a baixa temperatura durante a noite e o sol forte durante o dia acaba ressecando a vegetação e tornando-a mais suscetível a combustão. No período atual acredito que este fato esteja mais relacionado a falta de umidade. Outro fator é a queima de lixo, onde ás vezes as pessoas colocam fogo para tentar limpar o terreno e acabam perdendo o controle”, relatou o Grupamento.

Confira o total de ocorrências de incêndio em vegetação durante janeiro e abril nos últimos anos:

01/01/2018 – 28/04/2018 = 30
01/01/2019 – 28/04/2019 = 49
01/01/2020 – 28/04/2020 = 121

Apenas nos meses de abril (até dia 27):

2018 = 24
2019 = 18
2020 = 41

Confira abaixo algumas estatísticas de incêndios ambientais em toda área do 2ºGB nos anos de 2019 e 2020 até o dia de hoje. Nestes levantamentos podemos constatar um aumento de 320% no mês de março e 150% no mês de abril quando comparamos os anos de 2019 e 2020. Um dos prováveis motivos para o aumento neste numero de ocorrências em 2020 é o período de estiagem que ocorre em nosso estado. Observamos ainda que anualmente o período de maior número de ocorrências de incêndio ambiental ocorre nos meses de julho a setembro, período de inverno quando ocorre uma desidratação maior da vegetação facilitando a queima e consequentemente os incêndios.

Com informações: Corpo de Bombeiros/Imagens: Reprodução