No Dia Mundial do Rim, comemorado nesta quinta-feira (13), a Prefeitura de Castro e a Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa anunciaram que, a partir do mês de abril, o número de vagas para o setor de hemodiálise será dobrado. A autorização para o aumento de atendimentos veio após um acordo entre as instituições e a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa).
Atualmente, a Clínica de Hemodiálise Santa Casa – unidade Castro recebe até 75 pessoas por mês, em três dias por semana. O objetivo é dobrar o número de atendimentos mensais dentro de um prazo de seis semanas, chegando a 150 pacientes. “A partir do dia 1º de abril teremos um novo contrato com a Sesa, e assim poderemos ampliar o número de pacientes da hemodiálise”, afirma
Juarez Antônio Carvalho, provedor da Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa. “Poderemos atender toda a demanda de Castro e região, sem problemas de deslocamento a Ponta Grossa. O contrato com a Sesa está assinado e já temos autorização para iniciarmos o atendimento a todos os pacientes que demandam tratamento renal”, acrescenta.
O prefeito de Castro celebrou a ampliação de vagas da hemodiálise e reafirmou o compromisso em prestar um atendimento acessível a todos os pacientes. “Estamos muito confiantes e otimistas e faremos todo o possível para que essa ampliação aconteça o quanto antes”, disse Reinaldo Cardoso.
O secretário de Saúde Matilvani Moreira também destacou a conquista, que era uma preocupação da gestão desde o início do mandato. “Trabalhamos desde o primeiro dia para conseguirmos a ampliação das vagas. Estamos muito felizes com este avanço, que trará benefícios aos pacientes que sofrem algum tipo de problema no sistema renal”.
Ação de prevenção e orientação
Durante a manhã, equipes da Santa Casa de Misericórdia e da Secretaria Municipal de Saúde de Castro realizaram uma ação preventiva em frente ao Supermercado Rizolar, na Vila Rio Branco.
Divulgação/Daniel Calvo
Quem passou por lá pôde receber de graça exames de pressão arterial, glicose e creatina, e saber mais sobre problemas e doenças que afetam os rins. “As principais doenças que atacam os rins são a diabetes e a pressão alta. Então fizemos aferições e orientações às pessoas para que possamos descobrir doenças precocemente e realizar o devido tratamento”, apontou Carla de Oliveira Alves, médica da diálise da Clínica de Hemodiálise Santa Casa – unidade Castro.
As informações são das assessorias.