A professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PGGel-UEPG), Rosana Apolonia Harmuch, participou do ‘Congresso Internacional: Camilo Castelo Branco, 200 anos depois’, em Portugal. O evento aconteceu no Centro de Estudos Camilianos, de 14 a 16 de março. A docente participou de painéis que debateram a trajetória do escritor, romancista e poeta português.
O convite partiu do professor da Universidade do Minho (Uminho), Sérgio Guimarães de Sousa, que é coordenador científico da Casa de Camilo-Museu e esteve em 2022 e 2024 em atividades do PPGel-UEPG. As atividades foram promovidas pela Uminho; Casa de Camilo-Museu; Centro de Estudos Universidade Estadual Paulista; Universidade Federal do Paraná; e Universidade da Califórnia, Santa Barbara.
De acordo com a docente, o evento se insere em um ciclo de atividades comemorativas aos 200 anos de nascimento de Camilo Castelo Branco, que estão em andamento em diversos países – este é o terceiro de quatro congressos previstos. “Participar de um evento que tem a literatura como centro é sempre muito importante, pois ela não tem recebido o reconhecimento merecido, infelizmente. A mobilização de várias entidades nacionais e internacionais e os recursos empregados para tornar possível o Congresso nos incentivam a pensarmos no espaço que a literatura precisa ocupar”, destaca Rosana.
Camilo Castelo Branco está entre aqueles autores cujas obras ultrapassam limites geográficos e temporais, como ressalta a docente. “Por isso, estudá-las é sempre significativo para a contemporaneidade e para o futuro. Minha participação é mais uma das ações que estreita os laços entre as duas instituições [UEPG e Uminho], na produção e difusão de conhecimento”, ressalta.
Mais detalhes do evento podem ser conferidos aqui.
da assessoria