A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu suspender cautelarmente a comercialização do creme dental Mint Clean, fabricado pela Colgate, após a alteração em sua fórmula ter gerado reações adversas em diversos consumidores. A medida, que terá validade de 90 dias, poderá ser contestada pela empresa.
O Mint Clean é uma variação do Colgate Total 12, lançada em julho de 2024, e sofreu a modificação de substituir o fluoreto de sódio por fluoreto de estanho. A Anvisa recebeu oito notificações de consumidores, somando 13 eventos adversos relacionados ao uso do produto.
Entre os relatos, os usuários citaram sintomas como inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral, sensação de ardência, dormência na boca e lábios, boca seca, gengivas irritadas e vermelhidão. Além disso, a plataforma ReclameAqui registrou mais de mil queixas relacionadas ao creme dental. Em resposta a essas reclamações, a Anvisa decidiu suspender a comercialização do produto até que a segurança de sua nova composição seja devidamente analisada.
A Anvisa esclarece que a interdição cautelar é adotada quando há indícios de risco à saúde pública, como reações adversas, contaminação ou não conformidade com as normas sanitárias, de acordo com o Portal Terra.
Em nota, conforme publicado pelo Estadão, a Colgate afirmou que a nova fórmula foi desenvolvida após mais de dez anos de pesquisa, garantindo sua segurança. Contudo, a empresa reconheceu que alguns consumidores podem ser mais sensíveis a certos ingredientes, como o fluoreto de estanho.