Para o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, o resultado consolida o Paraná como referência nacional em educação superior. “O destaque demonstra a importância do compromisso do Governo do Paraná em continuar investindo para melhorar ainda mais a qualidade do ensino superior, da ciência e tecnologia”, afirma. “O resultado reflete a educação de alto nível do Paraná e o corpo docente qualificado das universidades, fatores que contribuem para essa posição de destaque”.
Na UEM, além dos cursos que alcançaram a nota 5 do Enade e estão entre os melhores do País, outros nove foram classificados com nota 4, também considerada de excelência: Agronomia (2), Enfermagem, Engenharia de Produção (3), Farmácia, Medicina Veterinária e Odontologia. Também é da universidade o curso com a melhor avaliação entre as estaduais: Engenharia Química, considerada a melhor do Brasil no CPC.
Na Unicentro, o resultado ganha ainda mais relevância considerando a juventude da instituição, que completou apenas 35 anos. Todos os cursos avaliados pertencem ao campus do Centro Educacional de Desenvolvimento Tecnológico de Guarapuava (Cedeteg), que concentra 199 laboratórios, além de unidades-escola, campo experimental, estação meteorológica e centros voltados ao ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica.
“O índice do Enade reflete a estrutura que oferecemos: laboratórios didáticos, bibliotecas, professores qualificados, programas de pós-graduação e ações de extensão. Isso fortalece a formação dos estudantes e a inserção deles no mercado de trabalho”, afirma Ricardo Myiahara, diretor do campus.
Para o diretor de Avaliação Institucional da Unicentro, Angelo Marafon, este conjunto revela o compromisso da universidade com a excelência. “Esses resultados são um reflexo sério e contundente da qualidade do ensino nos cursos da Unicentro. Os indicadores divulgados colocam a universidade em um patamar elevado e validam os esforços para garantir uma formação sólida e atualizada aos nossos acadêmicos”, diz.
A UEPG também se destacou nacionalmente nos indicadores de qualidade da educação superior. O curso de Zootecnia recebeu a melhor nota do Brasil no Enade. Agronomia e Enfermagem também foram avaliados com conceito 5.
da AEN
Leia também:
UEPG conquista no Enade três notas máximas e a melhor Zootecnia do Brasil