Terça-feira, 22 de Abril de 2025

Ex-bispo de Ponta Grossa pode ser o novo papa; saiba quem

Dom João Braz de Aviz, com trajetória no Paraná e no Vaticano, está entre os cardeais brasileiros aptos a participar do Conclave
2025-04-21 às 22:33

Dom João Braz de Aviz, ex-bispo de Ponta Grossa, é um dos sete cardeais brasileiros aptos a participar do Conclave que elegerá o sucessor do Papa Francisco. Nascido em Mafra (SC) e com passagem marcante por Ponta Grossa entre 1998 e 2002, Dom João construiu uma carreira sólida tanto no Brasil quanto no Vaticano, onde foi prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, um dos principais órgãos da Cúria Romana.

Com 77 anos, Dom João reúne as condições exigidas para ser eleito papa: é cardeal, tem menos de 80 anos e possui vasta experiência pastoral, acadêmica e administrativa. Ele já foi citado como possível candidato ao papado no Conclave de 2013, que elegeu Francisco, sendo considerado um dos brasileiros mais respeitados no cenário internacional, sendo reconhecido pelo estilo pastoral simples e pela defesa da transparência e renovação na Igreja.

Além de Dom João Braz de Aviz, outros brasileiros também são elegíveis e participarão do Conclave: Sérgio da Rocha (arcebispo de Salvador), Jaime Spengler (arcebispo de Porto Alegre), Odilo Scherer (arcebispo de São Paulo), Orani Tempesta (arcebispo do Rio de Janeiro), Paulo Cezar Costa (arcebispo de Brasília) e Leonardo Ulrich Steiner (arcebispo de Manaus). O ex-bispo de Ponta Grossa, portanto, figura entre os nomes que podem assumir o comando da Igreja Católica mundial após a morte de Francisco, representando não só o Brasil, mas também a experiência latino-americana no Vaticano.