O Papa Francisco, falecido na madrugada desta segunda-feira (21) aos 88 anos, deixou marcas não apenas por sua liderança espiritual, mas também por sua conhecida paixão pelo futebol. Torcedor declarado do San Lorenzo, tradicional clube argentino, o pontífice teve sua trajetória com o time lembrada por uma coincidência que repercutiu nas redes sociais: o horário de sua morte coincidiu com o número de sócio que possuía no clube.
O falecimento ocorreu às 2h35 (horário da Argentina), em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca. A combinação entre sua idade — 88 anos — e o horário do óbito chamou a atenção por coincidir com o número de sócio do Papa no San Lorenzo: 88235N-0.
Em comunicado oficial, o clube lamentou a perda e prestou homenagem ao pontífice com palavras carregadas de afeto:
“Nunca foi apenas mais um e sempre foi um dos nossos. Cuervo desde criança e como homem… Cuervo como sacerdote e cardeal… Cuervo também como Papa… Sempre transmitiu sua paixão pelo Ciclón: quando ia ao Viejo Gasómetro para ver o time de 46, quando confirmava Angelito Correa na capela da Cidade Esportiva, quando recebia as visitas azulgranas no Vaticano sempre com total felicidade… Sócio N°88235. De Jorge Mario Bergoglio a Francisco, houve algo que jamais mudou: o seu amor pelo Ciclón. Envoltos em profunda dor, desde #SanLorenzo hoje dizemos a Francisco: Adeus, obrigado e até sempre! Estaremos juntos pela eternidade!”
Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, mantinha uma relação próxima com o clube desde a infância, segundo o Terra. Em 2014, um ano após ser eleito Papa, ele recebeu a delegação do San Lorenzo no Vaticano, em comemoração ao título da Copa Libertadores conquistado pela equipe. Sempre que possível, fazia menções públicas à sua ligação com o clube, considerada por ele um símbolo afetivo de suas origens.
Veja abaixo a carteira de sócio:
Foto: Reprodução/Twitter