Os servidores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) agora sabem novas formas de se alimentar de maneira saudável. Na quarta-feira (23), a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) promoveu uma oficina de sanduíches naturais, no Restaurante Universitário do Campus Uvaranas. Sob iniciativa da Diretoria de Qualidade de Vida no Trabalho (DQVT), a atividade trouxe dicas sobre bem-estar, organização da alimentação, reciclagem e higiene das mãos.
A atividade ocorreu em alusão ao Dia Mundial da Saúde e ao Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, e é uma das iniciativas institucionais que investe na qualidade de vida dos servidores, conforme explica do diretor da DQVT, Paulo Lemos. “Essas atividades buscam promover uma série de benefícios, como melhoria na saúde física e mental, motivação, além do fortalecimento da imagem institucional. Isso reforça o compromisso da instituição com um ambiente saudável e de valor para a sociedade”. Para Paulo, a ação realizada foi extremamente valiosa, “pois ofereceu conhecimento, desenvolveu habilidades práticas, incentivou hábitos saudáveis e fortaleceu o sentimento de pertencimento e comunidade entre os servidores”.
O fato de poder interagir com colegas de trabalho foi um grande diferencial da atividade, para a servidora Michele Cristina de Mattos Ferreira. “Foi muito proveitoso relembrar algo que já sabemos, mas às vezes por conta da correia do dia a dia deixamos de colocar em prática, e claro, a montagem dos sanduíches foi o ápice”. Durante a tarde, os presentes puderam conversar sobre reciclagem, higienização das mãos e alimentação saudável, com a professora Ana Barana.
As nutricionistas Gabrielle Machado Jansen e Juliane Amaral Vieira também conversaram sobre fazer boas escolhas alimentares. “A atividade foi pensada com base em uma necessidade observada sobre como fazer as melhores escolhas alimentares”, explica Gabrielle. A dupla apresentou 10 passos para uma alimentação adequada e saudável, seguindo o Guia Alimentar para a População Brasileira. Os servidores também aprenderam como ler e interpretar os rótulos. “Essas oficinas são indispensáveis para esse tipo de aprendizado, pois permitem a troca de experiências com profissionais da área, o que é muito construtivo e gratificante”, completa.
Para fechar a atividade, os servidores montaram um lanche saudável: sanduíche natural de frango e salada; e iogurte com frutas e sementes. “Acho muito interessante essas reuniões, tanto para a saúde do servidor quanto para integração. Ficamos tão fechados em nossas atividades, que sair e aprender nos divertindo é tudo de bom!”, elogia a servidora Ruth Tramontin.
As informações são da Universidade Estadual de Ponta Grossa.