Sábado, 26 de Abril de 2025

PMPR entrega Espadim Tiradentes para 106 cadetes do curso de oficiais

Eles receberam a arma que simboliza o ideal de liberdade de Tiradentes
2025-04-25 às 17:15
SESP PR

Foi realizada nesta sexta-feira (25) a solenidade de entrega do Espadim Tiradentes, que marca mais uma etapa do curso de formação de oficiais dos alunos cadetes da Polícia Militar do Paraná (PMPR). No evento, 106 cadetes receberam a arma que simboliza o ideal de liberdade do alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, mártir da Independência e patrono das polícias no Brasil.

O encontro foi na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG). O secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, destacou a importância do ato que, segundo ele, coroa a dedicação e o empenho dos cadetes. “Não tem como não relembrar tudo o que passei aqui, em especial o meu recebimento do Espadim Tiradentes. Imagino a emoção que os cadetes e os familiares estão sentindo, pois para chegar até esta etapa é preciso muito esforço e muito estudo”, afirmou.

Após a entrega do Espadim Tiradentes aconteceu o juramento dos cadetes, a continência à Bandeira Nacional e, como ato final, o tradicional fora de forma, consagrando oficialmente esses militares como cadetes da Polícia Militar do Paraná. “O que vocês aprenderão nos próximos três anos de formação vai fazer muita diferença. De todas as qualidades e virtudes que se espera de um oficial, enalteço a dedicação. Continuem assim”, afirmou o comandante-geral da PMPR em exercício, coronel Paulo Henrique Semmer.

VETERANOS
Antes da cerimônia, foi feito um reconhecimento aos militares estaduais veteranos e à história de cada um deles de dedicação e empenho com que conduziram suas atividades, com a execução da exórdia – toques instrumentais que reverenciam autoridades.

PRESENÇAS
Participaram da solenidade o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), coronel Antônio Geraldo Hiller Lino; o chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Paulo Roberto Lima; o corregedor-geral do CBMPR, coronel Adriano Barbosa; o corregedor-geral da PMPR, o coronel Gil Alessandro Zwir; o comandante da Escola Superior de Bombeiro Militar, coronel Fábio Roberto de Azevedo Thereza; e a chefe do Centro Odontológico, coronel Letícia Chun Pei Pan.

Também participaram o diretor de Gestão de Pessoas da PMPR, coronel Eleandro Azevedo; o comandante da Academia Policial Militar do Guatupê, coronel José Luiz Beggiora Júnior; o comandante do 1º CRPM, coronel Marcelo Roke Fávero; o diretor-Geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki; o capelão da Polícia Militar, Padre Anderson Rosa.

As inf9ormações são da Agência Estadual de Notícias.