Nesta segunda-feira (28), às 15h, será assinada a concessão dos Lotes 3 e 6 das rodovias que ligam o Paraná a Santa Catarina, em uma cerimônia no Palácio do Planalto. O evento marcará a transferência oficial do controle das rodovias para as empresas vencedoras, CCR S.A. e Consórcio Infraestrutura PR, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro dos Transportes, Renan Filho, e do diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.
O Lote 3, com 569,7 quilômetros de rodovias, é um dos mais importantes para Santa Catarina, pois conecta diretamente o Paraná ao Porto de Paranaguá e integra o Corredor Norte, que favorece a ligação entre os dois estados. Esse trecho inclui a BR-376 e a PR-376, com impacto significativo nas regiões de Santa Catarina, especialmente no transporte de cargas para o porto. Estão previstos R$ 16 bilhões em investimentos para a modernização das rodovias, com a duplicação de 132,6 km e a construção de contornos rodoviários, como o de Ponta Grossa. Essas melhorias devem beneficiar diretamente os municípios catarinenses na região da fronteira. Para o presidente do Sebrae e do Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina, Décio Lima, a assinatura representa um avanço para ambos os estados. “Esta ação mostra que o governo Lula mantém sua responsabilidade para com a região. O investimento se soma a diversos outros já providenciados pelo Governo Federal para melhorar o fluxo e a economia de Santa Catarina”, apontou, relembrando ainda que o Porto de Itajaí foi federalizado e em 100 dias, o faturamento foi de R$50 milhões, o que representa um crescimento de 125% a mais que no mesmo período do ano passado.
Já o Lote 6, que abrange 662,1 quilômetros de rodovias, é o maior projeto rodoviário do Paraná e também impacta o estado vizinho. A BR-277, uma das principais vias de acesso ao Porto de Paranaguá, será duplicada e modernizada, o que fortalecerá a conexão entre o Paraná e Santa Catarina, além de melhorar o escoamento de mercadorias para o sul do Brasil. O investimento de R$ 20,11 bilhões inclui a duplicação de 462 quilômetros, implantação de faixas adicionais, construção de passarelas e passagens de fauna, entre outras melhorias. A modernização dessas rodovias terá reflexos diretos no trânsito e no comércio entre os dois estados.
A assinatura desses contratos oficializa o início de um ambicioso projeto de modernização das rodovias que não só beneficia o Paraná, mas também fortalece a infraestrutura de transporte entre o Paraná e Santa Catarina, impactando positivamente as economias de ambos os estados.